Respostas
Resposta:
Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida (animais e vegetais) que são encontradas nos mais diferentes ambientes. A palavra biodiversidade é formada da união do radical grego “bio” (que significa vida) mais a palavra “diversidade” (que significa variedade).
A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio das espécies em todo o mundo, e a ligação estreita que existe entre os seres e o ambiente resulta em sistemas complexos, os ecossistemas, que reúnem fatores vivos (plantas animais – incluindo o ser humano e micro-organismos) e por fatores não vivos (luz, água, ar, Sol etc.) que se relacionam entre si em equilíbrio realizando trocas de energia e de matéria. As florestas, a caatinga, a tunda, os cerrados, os rios, os oceanos, os lagos são alguns exemplos de ecossistemas. A soma de todos os ecossistemas existentes na Terra forma a biosfera (camada da atmosfera que engloba os seres vivos).
A maior ameaça à biodiversidade é a ação humana, que vem transformando a natureza. A derrubada da floresta para a prática da agricultura e da pecuária e a exploração da madeira, provoca impactos sobre o meio ambiente, como alteração na cadeia alimentar, com a extinção de espécies animais e vegetais, a erosão do solo, a poluição da atmosfera pela queimada das matas, a poluição do solo e da água com o uso de agrotóxicos e muitas outras agressões aos ecossistemas.