• Matéria: Artes
  • Autor: anacarolinaveiga19
  • Perguntado 6 anos atrás

Na mesma época da Bossa Nova na música, surgia o Cinema Novo, um grupo de jovens cineastas, entre eles Glauber Rocha. Arnaldo Jabor. Ruy Guerra, além do veterano Nelson Pereira dos Santos, preconizava a necessidade de um cinema ousado, em forma e conteúdo(...)(Marcos Napolitano.Cultura brasileira: utopia e massificação(1950-1980)2001). Sobre essa ousadia "em forma e conteúdo", é correto afirmar que o Cinema Novo: *
10 pontos
trabalhava com paródias de superproduções do cinema europeu e usava de referências carnavalescas para representar o gosto popular pelos melodramas.
defendia um cinema de autor, com a utilização de um cenário natural, mostrando a realidade brasileira marcada por relações sociais conflituosas.
negava destaque aos problemas contemporâneos e tinha como temática a recuperação de um passado mítico brasileiro, sob uma estética futurista.
seguia os padrões hollywoodianos quanto à temática do progresso e recebia decisivo apoio financeiro da Ancine -Agência Nacional do Cinema.
reconhecia, na harmonia social e racial brasileira, o elemento básico para a compreensão da realidade econômica.

Respostas

respondido por: Hatsune
39

Resposta:

B) defendia um cinema de autor, com a utilização de um cenário natural, mostrando a realidade brasileira  marcada por relações sociais conflituosas

Explicação: Jovens cineastas, como Glauber Rocha, Ruy Guerra, Leon Hirszman, Paulo César Saraceni e Arnaldo Jabor,

iniciaram um movimento de renovação desse gênero artístico. Inovaram na temática quando abordaram o

intenso fervor religioso, o messianismo, a violência rural, a trágica condição dos excluídos, a alienação dos intelectuais, a hipocrisia reacionária da burguesia e a mediocridade do mundo político.


anacarolinaveiga19: obrigada!
Perguntas similares