Respostas
Resposta:
Explicação:A maioria dos estudantes conhece o processo de fotossíntese realizado pelas plantas, algas e certas espécies de bactérias como sendo o processo pelo qual eles produzem seus alimentos (seres autótrofos). Entretanto, tais alunos não entendem realmente como ocorre esse tipo de reação e como ela resulta na nutrição vegetal. É preciso entender esse fenômeno da fotossíntese quimicamente.
A planta retira água e algumas moléculas inorgânicas (compostos que não apresentam o carbono como elemento principal de sua estrutura, salvo algumas exceções) do solo por meio da raiz e, juntamente ao gás carbônico (dióxido de carbono – CO2) absorvido pelas plantas e à presença de luz, são, então, produzidas moléculas orgânicas (estruturas que contêm o carbono como elemento principal). Um exemplo de molécula orgânica produzida é a glicose (C6H12O6), que, através de outras transformações, irá formar amido, celulose, proteínas, aminoácidos e outros constituintes dos vegetais:
Conforme dito, para que a fotossíntese ocorra é necessário que a energia solar seja absorvida pela planta. Isso é feito pelos seus pigmentos, que são substâncias caracterizadas por emitir determinada cor quando expostas à luz. O principal pigmento das plantas é a clorofila, cuja estrutura é mostrada a seguir. Sua estrutura é complexa, com um íon Mg2+ coordenado na cavidade central, e é esse pigmento que é responsável pela cor verde das plantas, porque ele absorvebem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde.
Fenômeno é o nome dado a toda e qualquer transformação que a matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa) pode sofrer, independentemente se a sua composição foi ou não alterada.
Quando pegamos uma folha de papel e simplesmente a rasgamos, modificamos seu formato e tamanho, mas ainda temos o papel. Porém, se essa folha for queimada, teremos modificação na sua composição.
→ Exemplos de fenômenos físicos
Produção do suco de tomate
Produção da gasolina a partir do petróleo
Condução da corrente elétrica em um fio de cobre
Decomposição da luz solar em um prisma
Precipitação da chuva
Dissolução do chocolate em pó no leite
Sublimação do gelo seco
→ Sinais que caracterizam um fenômeno físico
Mudança de estado físico
Mudança no formato ou no tamanho
Solubilidade (quando uma matéria se dissolve em outra)
Condução de calor ou eletricidade
Exemplos de fenômenos químicos
Produção de etanol a partir da cana-de-açúcar
Produção de vinho a partir do suco de uva
Transformação do vinho em vinagre
Apodrecimento de frutas
Amadurecimento de frutas
Cozimento de ovo
Formação da ferrugem em um portão de aço
Comprimido efervescente adicionado à água