O que assistimos atualmente no mundo capitalista é muito mais do que uma simples crise financeira, ou creditícia (…). Assistimos, na atualidade, ao início do processo de colapso de uma etapa específica do capitalismo. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos, no setor imobiliário dos subprime, e a qual se estendeu a todo o sistema financeiro e ao setor da economia real, é só o princípio desse processo”. CARCANHOLO, R. A. A atual crise do capitalismo. Crítica Marxista, n.29, 2009. p.49 (adaptado). Durante a análise sobre a crise financeira do capitalismo, o autor afirma que ela “se estendeu a todo o sistema financeiro e ao setor da economia real”. Isso significa dizer que a crise econômica em questão, foi em decorrência da diversificação dos mercados produtivos. Explique o trecho citado e a afirmação, de acordo com seu entendimento e COM SUAS PALAVRAS:
Respostas
O autor quis dizer que a crise econômica pode ocorrer por causa das atividades econômicas mais básicas (que movimentam os mercados) e da atividade especulativa que ocorre no ambiente da Bolsa de valores.
Partindo deste ponto de vista, a tendência é que os grandes montantes de dinheiro sejam direcionados para as pessoas com maior poder financeiro, como os grandes empresários e investidores.
Por fim, o grande reflexo negativo das crises é visto na diminuição das rendas das famílias mais pobres e, consequentemente, no aumento da pobreza.
Lute pela realização dos seus sonhos!
Resposta:
Ao afirmar que a atual crise econômica “se estendeu a todo o sistema financeiro e ao setor da economia real”, o autor está dizendo que a crise vai desde o sistema de especulação de ações, juros, dívidas e outros (mercado financeiro) até os setores materiais da economia, como as trocas comerciais, a prestação de serviços, a produção industrial e outros. Esse primeiro sistema é praticado nas bolsas de valores e o segundo refere-se às atividades mais básicas do sistema econômico.
Explicação: