Descreva cada um dos 4 pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) Obs; eu acho q são esses os 4 pilares
Respostas
Resposta:
Explicação:
O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”
O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano
É bem verdade que essa (nem tão) nova tendência tem se popularizado e assumido um status mais profissional nos dias de hoje.
O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte à laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet de banda larga.
Em uma analogia bem simples, é como se as chamadas gambiarras, que todo brasileiro está acostumado a fazer, ganhassem sofisticação e requinte.
O conceito tem a ver também com o que se chama de Nova Revolução Industrial, sobre a qual vamos falar agora.
A Nova Revolução Industrial
Algumas pessoas vão ainda mais longe na definição do conceito. É o caso do escritor Chris Anderson, autor do livro “Makers: a nova revolução industrial”.
Segundo ele, o movimento tem capacidade de ser radical a tal ponto, que, daqui a alguns anos, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento técnico e com as ferramentas certas vai conseguir produzir os seus próprios produtos.
Resposta:
Criatividade: propicia, aos profissionais que têm uma ideia, a oportunidade de colocar a mão na massa para realizá-la .
Colaboração: a equipe trabalha de forma muito mais unida, seja fisicamente ou em rede, na chamada open source.
Escalabilidade: as criações podem ser replicadas, multiplicadas, em grande escala e de custo baixo.
Sustentabilidade: nada de desperdiçar recursos, a ordem é investir com responsabilidade e usar o que se tem disponível com inteligência.
Explicação: