8) Nas primeiras décadas do pós-abolição a população negra brasileira, buscou sua inserção na sociedade brasileira. Sobre esse assunto assinale a alternativa INCORRETA
6 pontos
A) Um dos grandes problemas do pós-abolição era a manutenção da sobrevivência da população negra, uma vez que as leis abolicionistas, incluindo e, principalmente a Lei Aurea, não se preocuparam em dar conta da colocação dos libertos no mercado de trabalho.
B) Muitos libertos ocuparam terras abandonadas, estabelecendo roças de subsistência, ou migraram para as cidades, onde o despreparo e a concorrência com os imigrantes pelos postos de trabalho, levavam essa população ao desemprego, à subempregos, à falta de moradias, à marginalidade e a violência policial.
C) A chamada imprensa negra denunciava o racismo, a falta de oportunidades e a violência experimentada pela população negra brasileira; homenageava personalidades negras, a exemplo de Luís Gama e José do Patrocínio, elevando-os ao estatuto de heróis; divulgava os bailes e salões onde se permitia a entrada de negros. estimulando sua
D) Fundada em 1931, a Frente Negra Brasileira, era uma organização paramilitar, que visava pela luta armada, conseguir os direitos políticos da população negra brasileira, já que outras organizações que procuravam dar à essa parcela da população capacitação profissional, ajuda mútua e luta contra o racismo, cursos de alfabetização e assistência jurídica, não conseguiam melhorias efetivas.
E) Fundado em 1944, por Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro, visava a inserção do negro no mundo da cultura brasileira. Sua proposta inicial era formar um grupo composto por e para negros.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
beatrizhaharodrigues:
muito obrigada!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás