Qual o significado de "lixo orgânico"? Dependendo do tipo de lixo coletado,qual será seu destino?
b) Qual o significado de "lixo inorgânico"?
c) Em que consiste "lixo tóxico" e "lixo altamente tóxico"?
d) Dependendo do tipo de lixo coletado,qual será o seu destino?
e) Quais os problemas ambientais e de saúde os lugares que não possuem coleta de lixo podem desenvolver?
Respostas
Resposta:
O lixo orgânico é aquele proveniente de um ser vivo, ou seja, é um resíduo que pode ser originário de animal ou vegetal.Nas últimas décadas, em algumas cidades, têm-se organizado a coleta seletiva de lixo. Trata-se de separar o material jogado fora de modo a facilitar sua reciclagem, isto é, o seu reaproveitamento, que pode acontecer de diversas formas. Em geral, os programas de reciclagem separam o lixo, basicamente, de acordo com as seguintes categorias: orgânico, plástico, vidro, papel e latas....
b)lixo inorgânico é todo o material que não possui origem vegetal ou animal, mas sim tudo aquilo que foi produzido através de meio humanos. Exemplos: sacos plásticos, garrafas de plástico, vidro, isopor etc
c)Lixo Radioativo
Também chamado de lixo nuclear, esse tipo de lixo é altamente tóxico por conter urânio (e outros metais pesados). Ele é produzido por atividades que envolvam elementos radioativos como indústrias nucleares, serviços de saúde, dentre outros.
d)O destino do lixo é (deve ser) diferente, de acordo com cada tipo de resíduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comum que se dá para qualquer resíduo no Brasil são os chamados “Lixões”. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras os resíduos ainda são jogados neste destino final.
e)Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.O lançamento de efluentes líquidos não tratados, provenientes das indústrias e esgotos sanitários, em rios, lagos e córregos provocam um sério desequilíbrio no ecossistema aquático. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortalidade de peixes. Os nutrientes (fósforo e nitrogênio) presentes nesses despejos, quando em altas concentrações, ainda causam a proliferação excessiva de algas, o que também desequilibra o ecossistema local.