03. O vírus HIV pode ser transmitido por:
a) suor, saliva, sêmen, sangue, leite materno
b) suor, saliva, lágrima, líquido amniótico, leite materno
c) suor, saliva, lágrima, urina, leite materno
d) suor, secreção vaginal, sêmen, sangue, leite materno
e) líquido amniótico, secreção vaginal, sangue, sêmen
Respostas
Resposta:
e) líquido amniótico, secreção vaginal, sangue, sêmen
Explicação:
Líquido Amniótico: A mulher portadora do HIV pode transmitir o vírus para seu bebê basicamente em três momentos: durante a gestação pela passagem de vírus pela placenta, no momento do parto pela exposição do bebê ao sangue e secreções maternas e durante a amamentação, já que o vírus pode ser encontrado no leite materno quando a mulher é portadora da infecção. Quanto maior a carga viral plasmática (quantidade de vírus no sangue) do portador do HIV, maior é o risco de transmissão e isso se aplica também à mulher grávida.
Secreção Vaginal: O HIV entra no organismo humano através da mucosa e feridas. Há possibilidade de infectar-se com HIV quando o sangue, esperma e secreção vaginal contendo o virus entra em contato direto com a mucosa ou ferida.
Sangue: Ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação.
Sêmen: Vírus que causa a doença, está presente no esperma, na secreção vaginal e no sangue dos soropositivos. No sexo oral, o risco de transmissão é menor que no anal ou no vaginal. Um fator de risco é ter cortes na boca, pois o vírus que está no parceiro entra direto na corrente sanguínea.