cite e explique pelo menos uma atitude que pode ajudar a prevenir cada um dos tipos de doenças a seguir infecciosa, ocupacional ,degenerativa ,carencial, sexualmente transmissível
Respostas
Resposta:
Doenças infecciosas: Medidas específicas dependerão de cada doença, mas, de modo geral, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com os meios de contaminação (sejam estes vetores, alimentos e água contaminada, secreções, entre outros). Exemplos são as viroses, bacterioses, protozooses.
Doenças ocupacionais: São doenças relacionadas ao exercício de atividades profissionais. Algumas doenças ocupacionais podem ser degenerativas. Algumas doenças ocupacionais são presumíveis devido à fatores inerentes à profissão. Outras ocorrem devido a más circunstâncias de trabalho, devendo ser investigadas. A prevenção pode ser realizada pela implantação de medidas nas atividades profissionais que ao menos minimizem os danos à saúde (o ideal é buscar a eliminação total dos riscos). Exemplos de doenças ocupacionais são as dermatites de contato, doenças respiratórias, câncer de pele ocupacional, entre outras.
Doenças degenerativas: A melhor prevenção para doenças degenerativas adquiridas costuma ser evitar os fatores de risco, a depender da doença. Várias doenças degenerativas são associadas ao tabagismo, obesidade, sedentarismo, má alimentação, por exemplo. Exemplos dessas doenças são: câncer, doenças reumáticas, presbiacusia.
Doenças carenciais: São aquelas provocadas pela carência de substâncias essenciais ao nosso organismo, em especial as vitaminas. As principais doenças carenciais são as avitaminoses (carência extrema ou total) e as hipovitaminoses (carência parcial). A prevenção seria cuidados com a alimentação e atenção à possíveis problemas de saúde presentes que prejudicam a absorção de vitaminas, fazer acompanhamento médico e se atentar a casos especiais com relação à absorção de vitaminas (como a vitamina D, que para ser absorvida por nosso organismo é preciso a luz do Sol). Exemplos de doenças carenciais são o escorbuto (carência de vitamina C, vitamina chamada de ácido ascórbico), o Beribéri (carência de vitamina B1, vitamina chamada de tiamina), e problemas oftalmológicos e dermatológicos causados pela carência de vitamina A (chamada de retinol) como a hemeralopia (cegueira noturna), a xeroftalmia (ressecamento da córnea), e pele escamosa e seca.
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs, ou a denominação mais atual ISTs): Essas doenças são preveníveis pelo uso de preservativos, além de acompanhamento médico (como os médicos generalista, clínico geral, ginecologista, urologista), especialmente, mas não somente, em caso de vida sexual ativa, além de desde o início da idade fértil e em tentativas de gravidez. Em casos de relacionamentos de quaisquer tipos, é importante que ambos os parceiros façam acompanhamento. Exemplos de ISTs: AIDS, sífilis, herpes genital, HPV, gonorreia, clamídia.
resumindo tudo
infecciosa- lavar as mãos
ocupacional- exercícios e alongamento
degenerativa- dietas saudáveis e administrar o stress
carencial- vitaminas b2
sexualmente transmissível- preservativo