"Existe, portanto, a necessidade de incrementar os meios de informação e o acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais, como caminhos possíveis para alterar o quadro atual de degradação socioambiental. Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua corresponsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental" (JACOBI, 2003). A partir da leitura do fragmento disponibilizado, assinale a alternativa INCORRETA.
ALTERNATIVAS
Aulas de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, incluídas nos currículos do Ensino Infantil e do Fundamental, são imprescindíveis para a formação da consciência ambiental.
Além da escola, é papel preponderante da família o estímulo a práticas de sustentabilidade na rotina da criança, de modo a formar nela a consciência ambiental. Tais práticas incluem a coleta seletiva dos resíduos e a reciclagem de compostos inorgânicos.
Leis de proteção ambiental devem ser fiscalizadas por toda a população e não somente pelos órgãos governamentais responsáveis.
O Estado tem o dever de buscar alternativas para o problema do excesso de resíduos. A população deve fiscalizar, mas não interferir no modo como o problema do excesso de lixo é tratado.
O problema do lixo é global e necessita da união de esforços de todas as instâncias, caso contrário qualquer medida tomada é apenas paliativa. A coleta, a reciclagem e a compostagem são excelentes alternativas ao descarte em lixões e em aterros.
Respostas
respondido por:
0
C porque devemos sim interferir no modo como o lixo é tratado.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás