Respostas
Resposta:
A doença pode ser prevenida em até 50% dos casos. As estratégias de prevenção são dirigidas para modificação de fatores ambientais e hábitos de vida, que podem estimular o surgimento do câncer.
Explicação:
As principais estratégias de prevenção incluem:
1. Evitar o tabagismo: corresponde ao principal fator de risco para o Câncer de Pulmão, aumentando o risco em até 20 vezes. É responsável por cerca de 90% dos óbitos relacionados à doença. Além disto, está ligado a uma variedade de outros tipos de tumores.
2. Manter-se ativo fisicamente e praticar hábitos de vida saudáveis: estes fatores estão relacionados à redução do risco de Câncer de Mama e Colorretal, por exemplo.
3. Ingerir frutas, vegetais e grãos diversos e reduzir consumo de gorduras: dietas ricas em gorduras estão relacionadas ao aumento do risco de tumores como, por exemplo, o Câncer Colorretal.
4. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas: mesmo em quantidades moderadas o álcool está associado ao risco para Câncer Colorretal, Mama, Esofágico, Hepático e de Cabeça e Pescoço.
5. Proteger-se contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): as infecções por HPV, vírus das Hepatites B e C, HTLV1, HIV e vírus EBV estão ligadas ao surgimento de determinados tipos de cânceres. O exame ginecológico regular e a vacinação para o HPV, por exemplo, podem prevenir o surgimento do Câncer de Colo Uterino.
6. Evitar exposição excessiva a luz solar: esse é o principal fator de risco relacionado aos tumores de pele. Isso ocorre porque a radiação ultravioleta pode causar mutações nas células da pele, interferindo no sistema imunológico e favorecendo o surgimento de células que originam os tumores de pele.