• Matéria: História
  • Autor: eduardamarcellowbzwd
  • Perguntado 6 anos atrás

4. (Fgv 2014) O trabalho escravo nas minas tinha singularidade, era uma realidade bem distinta das áreas agrícolas. O complexo meio social lhe permitia maior iniciativa e mobilidade. (Neusa Fernandes, A Inquisição em Minas Gerais no século XVIII. p. 66)


Acerca da singularidade citada, é correto afirmar que

a) o Regimento das Minas, publicado em 1702, determinava que depois de sete anos de cativeiro, os escravos da mineração seriam automaticamente alforriados.

b) a presença de escravos nas regiões mineiras foi pequena, pois a especialização da exploração do ouro exigia um número reduzido de trabalhadores.

c) a dinâmica da economia mineira, no decorrer do século XVIII, comportou o aumento do número das alforrias pagas, gratuitas ou condicionais.

d) a exploração aurífera nas Minas Gerais organizava-se por meio de grandes empresas, o que impediu a formação de quilombos na região.

e) a preponderância do trabalho livre na mineração do século XVIII permitiu melhores condições de vida para os escravos indígenas e africanos.


5. (Unesp 2014) A efervescência que conheceram nas Minas [Gerais, do século XVIII] as artes e as letras também tiveram feição peculiar. Pela primeira vez na Colônia buscava-se solução própria para a expressão artística. (Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)


São exemplos do que o texto afirma:

a) a pintura e a escultura renascentistas.

b) a poesia e a pintura românticas.

c) a arquitetura barroca e a poesia árcade.

d) a literatura de viagem e a arquitetura gótica.

e) a música romântica e o teatro barroco.


6. (Fatec) Podemos dizer que a economia mineradora do século XVIII, no Brasil,


a) era escravocrata, rigidamente estratificada do ponto de vista social e tinha em seu topo uma classe proprietária bastante dependente do capital holandês.

b) baseava-se na grande propriedade e na produção para exportação; estimulou o aparecimento das primeiras estradas de ferro e gerou a acumulação de capital posteriormente aplicado em indústrias.

c) era voltada principalmente para as necessidades do mercado interno; utilizava o trabalho escravo e o livre; difundiu a pequena propriedade fundiária nas regiões interioranas do Brasil.

d) estimulou o aparecimento de cidades e da classe média; estruturava-se na base do trabalho livre do colono imigrante e da pequena propriedade.

e) era rigidamente controlada pelo estado; empregava o trabalho escravo, mas permitia também o aparecimento de pequenos proprietários e trabalhadores independentes; acabou favorecendo, indiretamente, a acumulação capitalista que deu origem à Revolução Industrial inglesa.


7. (Fuvest) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.

b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.

c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.

d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.

e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil, e foi fator de diferenciação da sociedade.


8. (Mackenzie) A riqueza produzida pela mineração trouxe poucos benefícios de caráter permanente à economia luso-brasileira, porque:


a) a rígida estrutura escravista da zona do ouro não permitiu alforrias e mobilidade social.

b) o mercado interno não se desenvolveu mantendo-se a situação de ilhas econômicas.

c) o contrabando e a voracidade do fisco português não podem ser considerados fatores que colaboraram para este resultado.

d) a região não atraiu mão-de-obra da metrópole, ocorrendo um povoamento disperso e pouca vida urbana.

e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado.


9. (Pucsp) "Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?" (Andrade, C. Drummond de,COLÓQUIO DAS ESTÁTUAS. In: Mello, S., BARROCO MINEIRO, S. Paulo, Brasiliense, 1985.)


A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve


a) a reafirmação bilateral do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha e o crescimento da miscigenação racial no ambiente colonial.

b) o relaxamento na política de distribuição de terras na colônia e a vigência de uma concepção racionalista de planejamento das cidades.

c) a diversificação das atividades produtivas na colônia e a construção de um conjunto artístico e arquitetônico que singularizou a principal região de mineração.

d) o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste para as regiões centrais da colônia e o desenvolvimento de uma estética que procurava reproduzir as construções românicas europeias.

Respostas

respondido por: marcellynovinhp7gn39
17

Resposta:

4. c) a dinâmica da economia mineira, no decorrer do século XVIII, comportou o aumento do número das alforrias pagas, gratuitas ou condicionais.  

5. c) a arquitetura barroca e a poesia árcade.  

6. e) era rigidamente controlada pelo estado; empregava o trabalho escravo mas permitia também o aparecimento de pequenos proprietários e trabalhadores independentes; acabou favorecendo, indiretamente, a acumulação capitalista que deu origem à Revolução Industrial inglesa.  

7. e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil, e foi fator de diferenciação da sociedade.  

8. e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado.  

9. c) a diversificação das atividades produtivas na colônia e a construção de um conjunto artístico e arquitetônico que singularizou a principal região de mineração.  

respondido por: nataliafransantos
3

4) Sobre a singularidade presente no texto está correta a letra c.

 

Alguns escravos  buscavam desviar parte do ouro que eles exploravam, como forma de acumular alguma riqueza para no futuro comprar a sua liberdade.

Outros estavam autorizados a oferecer serviços, onde podiam fazer uma pequena poupança para comprar a sua alforria. Eram chamados de “escravos de ganho”.  

Alguns senhores de escravos, percebendo que um escravo estava debilitado devido aos trabalhos nas minas, concediam sua liberdade para evitar ter que dispor de recursos para tratar do escravo doente.  

5) Sobre a expressão artística nas artes e nas letras está correta a letra c.

O maior destaque do barroco ocorreu no atual estado de Minas Gerais.  Este estilo se desenvolveu durante o século do ouro na região aurífera principalmente nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Através da poesia ácade, a vida natural da região era representada.

A maioria das esculturas feitas no Brasil eram confeccionadas através da pedra sabão. Era uma arte que valorizava as emoções, os sentidos e a intuição humana.

6) Sobre a economia mineradora no Brasil está correta a letra e.

Desde a descoberta das primeiras jazidas de ouro, a Coroa portuguesa tratou de controlar e regulamentar a atividade mineradora seja na distribuição de datas ou lotes,  seja no tocante à arrecadação de tributos.  

A grande prosperidade das minas e o extravio de ouro fizeram com que as autoridades portuguesas reformulassem os sistemas de tributação além de passar a exercer um controle ainda maior sobre todo o ouro que circulava na colônia.

7) Sobre o período da mineração no Brasil está correta a letra e.

A região sul fornecia gêneros alimentícios e outros produtos para região aurífera interligando as duas regiões através da atividade comercial o que contribuía para o abastecimento de gêneros alimentícios na região.  

Com a descoberta do ouro, um grande contingente populacional se deslocou para o interior do Brasil em busca de enriquecimento.  Como a região era inabitada não haviam gêneros alimentícios para o abastecimento da população O que foi parcialmente solucionado com o cultivo de roças e diversificação das atividades econômicas.  

8) Sobre os benefícios da mineração brasileira para Portugal está correta a letra e.

Portugal através do Tratado de Methuen se comprometeu a adquirir tecidos de lã ingleses enquanto a Grã-bretanha se comprometeu a adquirir os vinhos produzidos em Portugal.

Os efeitos do tratado foram desastrosos para o estado português pois impediram o franco desenvolvimento das atividades manufatureiras portuguesas e ao mesmo tempo estabeleceu a dependência econômica de Portugal em relação à economia britânica.

9) Sobre o traço contraditório identificado pelo poeta, está correta a letra c.

Em meio ao clima tenso de disputas pela  descoberta de novas minas de ouro se desenvolvia a arte através do estilo barroco que tem como um dos seus principais expoentes o escultor Aleijadinho e  outros como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.  

O estilo barroco surgiu na Europa no contexto da Reforma Católica. Utilizava-se da arte como meio de propagação da fé. A Igreja Católica foi uma grande patrocinadora da arte barroca, o que também aconteceu no Brasil.  

Com a riqueza presente na região mineradora,  a arte encontrou um financiamento para se desenvolver.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:  

https://brainly.com.br/tarefa/24443393  

Anexos:
Perguntas similares