• Matéria: História
  • Autor: r4fael56
  • Perguntado 6 anos atrás

02- “Em 1789, Luis XVI, rei da França, ordenou a convocação da Assembleia dos Estados Gerais, para a qual foram eleitos representantes de todas as classes da sociedade francesa. Com o fim das eleições, a Assembleia ficou organizada da seguinte forma: o Primeiro Estado com 291 representantes, o Segundo com 270 e o Terceiro com expressivos 578 deputados. Mediante essa situação, a possibilidade de transformação política se tornava cada vez mais palpável. Mas, para que isso ocorresse, o Terceiro Estado exigia mudanças no processo de votação das leis.”


Explique quais foram as causas da convocação dos Estados Gerais pelo governo e que mudanças o Terceiro Estado reivindicava no sistema de votação das leis​

Respostas

respondido por: BEATRIZHADAD
47

Resposta:

Explicação:

Luís XVI, tentando resolver a crise financeira do estado francês, convocou a Assembleia dos Notáveis que tinha como intuito fazer o 1° e 2° estado pagarem impostos, mas ele acaba por não conseguir. Então, em seguida, ele convoca a Assembleia dos Estados Gerais (que nada mais é do que uma assembleia com os três estados sociais), o que animou muito o 3° estado, já que agora eles teriam alguma voz, mas havia um problema, cada estado tinha direito há apenas um voto, então, mesmo que o 3° estado compusesse mais de 90% da população francesa, eles só tinham direito a um voto, logo o 1° e o 2° se juntavam contra o 3°, então a mudança que o 3° estado queria era que o voto fosse por indivíduo.

Perguntas similares