O conjunto do Mundo Antigo nunca foi, na sua continuidade e extensão, marcado pela predominância de trabalho escravo. Mas as suas grandes épocas clássicas, em que floresceu a civilização da Antiguidade (a Grécia dos séculos VI e V a.C. e a Roma dos séculos II a.C. ao século II d.C.), foram aquelas em que a escravatura foi massiva e geral, entre outros sistemas de trabalho.
A exploração do trabalho compulsório foi observada em diferentes temporalidades. No período destacado, uma característica marcante foi a
a) limitação da exploração infantil.
b) proibição da sujeição de cristãos.
c) dependência do tráfico transoceânico.
d) vinculação com as conquistas militares.
e) preponderância do cativeiro por dívidas.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Alternativa D (vinculação com as conquistas militares)
Explicação:
respondido por:
0
É correta a alternativa D, já que no período descrito (Antiguidade Clássica) a escravização era, na maioria dos casos, relacionada com a vitória de um povo sobre outro, vitória estava que tornava os vencedores "senhores" e os derrotados escravizados.
Isto fez com que uma série de culturas, militarmente derrotadas, desaparecessem, com a extinção de uma série de civilizações e Estados, sendo exemplos disto a civilização Cita e o estado hebreu antigo. Até mesmo os gregos, derrotados pelos romanos, acabaram se tornando escravos no período.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás