Adicionando água à proveta II até que o volume alcance 200 mL, a massa de sulfato de cobre contida nessa proveta se altera? O que muda? Qual é a concentração em g\L da solução nessa proveta (Figura B)?
Respostas
Resposta:
1- 5 g
2-25 g/L
3- 12,5 g/L
Explicação:
Um detalhe, ta faltando uma informação para esta questão, acho que não enviaram ela completa para você. Mas pesquisei por ela, e achei ela completa.
Nas 3 provetas, a solução de CuSO₄ . 5 H₂O tem uma concentração de 50 g/L (era esta a informação que faltava).
Para responder às questões, você pode usar a seguinte fórmula:
c =
c = concentração em grama por litro
m₁ = massa de soluto
V = volume
1- aqui ele pede a massa de soluto presente em 100 mL (ou 0,1 Litro, caso a concentração esteja em g/L), logo é só usar na fórmula, já que você tem a concentração e o volume:
50 =
m₁ = 5 g
2- Sempre que tivermos uma solução, acrescentar mais algum volume nela, não irá alterar a massa de soluto, porque você não vai estar retirando nada. Mas caso você reduza o volume, ai sim a massa pode diminuir. A única coisa que vai mudar, é a concentração da solução, logo, usando a fórmula:
c = = 25 g/L
(usei 0,2L, mas você pode usar em mL também, só que o resultado será em g/mL)
3- Com o aumento do volume, iremos usar a fórmula novamente:
c = = 12,5 g/L
Por meio desse processo, você pode perceber que quanto mais acrescentamos água a uma solução, menor será a sua concentração. Isso faz sentido por duas maneiras; primeiro pelo fato de que, a massa de soluto permanece enquanto a do solvente aumenta, logo haverá menos concentração de soluto no meio. E por segundo, você pode analisar a própria fórmula, que na matemática, quando o denominador (o número debaixo da fração) aumenta, o número no outro lado da igualdade diminui.
espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar ;3