• Matéria: Geografia
  • Autor: marciafer1820
  • Perguntado 6 anos atrás

Por Quais razões os Bolivianos, Paraguaios e outros povo latinos migram para o Brasil?

Respostas

respondido por: anajuliaangelosantos
3

Resposta:

Por medo da pobreza e do desemprego, bolivianos migram para o Brasil e outros países. A busca por oportunidades de emprego e a fuga da pobreza empurram os bolivianos para fora de seu país. Em geral, eles tentam a sorte na Espanha, nos Estados Unidos, no Chile e na Argentina.

A partir de 1970, a massiva imigração de brasileiros começou, a maior parte do estado do Paraná. Isto deveu-se à construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, muitos produtores perderam as suas propriedades, invadidas pela superfície da água gerada pela barragem.

Uma vez recebida a compensação correspondente, o suficiente para comprar terras no Brasil, milhares delas optaram por se mudar para o vizinho Paraguai, onde a terra custava cerca de oito vezes mais barato. Por outro lado, em 1967, o governo paraguaio aboliu uma lei que proibia a compra de terras por estrangeiros na faixa de 150 quilômetros de suas fronteiras.

Um fator adicional para estimular a migração do Paraná foi a crescente mecanização da produção de soja no estado, que resultou na concentração de grandes extensões de plantações de propriedade de grandes empresas. Os pequenos agricultores no Brasil procuraram por terras mais baratas do outro lado da fronteira.

Além disso os agricultores brasileiros eram expulsos por grandes empresas e pelos altos preços das terras, e enquanto isso os governos do Brasil e do Paraguay propiciavam a migração brasileira com acordos políticos e legais e pactos económicos.[5]

Assim, a primeira onda de migração brasileira que foi derramado em 1960 nos departamentos de Alto Paraná, Canindeyú e Amambay foi extremamente encorajado pelo apoio dos estados, e as segunda e terceira ondas e levou (1970-1980) mais brasileiros a território paraguaio.

Explicação:

Perguntas similares