• Matéria: ENEM
  • Autor: consorciosvolkswagen
  • Perguntado 6 anos atrás

Atualmente vivenciamos um momento de extrema violência no Brasil. Nos mais variados campos, sejam eles, familiares, esportivos, escolares ou empresariais temos exemplos de casos de violência desnecessária. A intolerância ao diferente e a incapacidade de diálogo levam a atos desumanos e irracionais. Um movimento violento intitulado pelos meios de comunicação como “fazer justiça com as próprias mãos” acabou desencadeando ações violentas (coletivas). Estas levantaram o seguinte debate: é certo procurar fazer justiça com as próprias mãos? Diante desse debate, avalie, segundo os preceitos da ética, as seguintes alternativas: I. Do ponto de vista ético, o movimento “fazer justiça com as próprias mãos” é justificado e válido, pois demonstra a consciência de justiça dos indivíduos. II. O movimento “fazer justiça com as próprias mãos” demonstra a insatisfação da população com relação às leis no Brasil. Por isso, é preciso que a população se mobilize para pressionar a mudança das leis. Moralmente o movimento é necessário para melhorar a sociedade brasileira. III. Do ponto de vista ético, o movimento “fazer justiça com as próprias mãos” é uma negação dos direitos humanos e da justiça. IV. O movimento “fazer justiça com as próprias mãos” é moralmente aceitável pelo grupo que pratica, mas eticamente questionado, pois já não consegue dialogar com as diferenças sociais, culturais e econômicas trabalhando politicamente esse conflito para fundamentar princípios universais apoiados no princípio da justiça. Assinale a alternativa que contém as opções CORRETAS:

Respostas

respondido por: debora0084
3

Resposta:III e IV

Explicação:

respondido por: dudaburda1206
0

Resposta: III e IV

Explicação:

Do ponto de vista ético, o movimento “fazer justiça com as próprias mãos” é uma negação dos direitos humanos e da justiça.

O movimento “fazer justiça com as próprias mãos” é moralmente aceitável pelo grupo que pratica, mas eticamente questionado, pois já não consegue dialogar com as diferenças sociais, culturais e econômicas trabalhando politicamente esse conflito para fundamentar princípios universais apoiados no princípio da justiça.

Perguntas similares