1 )“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social,
pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade
humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada
um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
Observa-se, na sociedade contemporânea, um certo comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo,
o considerado diferente, isto é, tem ocorrido, especialmente na sociedade atual, uma visão do todo a partir das
partes, quer dizer, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua
etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:
a) Utilitarismo.
b) Alteridade.
c) Etnocentrismo.
d) Ideologia.
e) Xenofobia.
2) A sociologia, enquanto ciência da sociedade, é definida a partir de um método, bem como de um objeto
clarificado, a saber, funcionalismo (método) e fato social (objeto). Ainda que Augusto Comte, com seu curso de
filosofia positiva, tenha construído uma filosofia da história, que se desdobra, a partir de Emile Durkheim, na
denominada ciência da sociedade, sociologia, não se pode, do ponto de vista de um método e também de um objeto,
atribuir a Augusto Comte a paternidade da sociologia, mas sim ao pensador francês, Emile Durkheim, pois é dele
a construção de um objeto para a sociologia.
Desse modo, assinale, das alternativas abaixo, a obra que representa, no expediente de Durkheim, o nascimento
da sociologia como ciência a partir da definição do fato social.
a) As regras do método sociológico.
b) A divisão do trabalho social.
c) O suicídio.
d) Sociologia.
e) Educação e moral.
3) O contratualismo é uma escola de pensamento a partir da qual várias interpretações sobre a natureza humana
e o surgimento das sociedades civis foram concebidas. Para os contratualistas, o ser humano:
a) Era como uma tábula rasa, pois nascia completamente desprovido de qualquer tipo de ideia ou consciência.
b) Vivia em um estado de natureza anterior às organizações sociais ou políticas que temos hoje.
c) Era um animal desprovido de qualquer tipo de capacidade de relação social.
d) Era o único ser vivo do planeta capaz de manter relações sociais.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
4) Thomas Hobbes acreditava que o “homem era o lobo do homem”. O que Hobbes queria dizer com isso?
a) Que o homem, assim como os lobos, relacionavam-se em alcateias, formando uma hierarquia em que o objetivo
comum era a obtenção de alimento.
b) Que o ser humano passou a ver na figura do lobo um espelho de suas atividades sociais, de forma que, em algumas
sociedades, o lobo ainda é uma figura simbólica.
c) Que o homem é capaz de agir como predador de sua própria espécie, podendo ser cruel, vingativo e mau quando
lhe fosse conveniente em seu estado de natureza.
d) Que a amizade entre os seres humanos era comparável à relação próxima que os lobos possuem em uma alcateia.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
5) John Locke acreditava que o homem era uma criatura naturalmente “racional e social”, com inclinação para o
bem e um forte senso de amor ao próximo e empatia pela dor alheia. Nesse sentido, o que motivaria o homem
natural de Locke a se sujeitar ao contrato social?
a) O homem natural para Locke, apesar de racional, não era invariavelmente “bom”. O amor próprio e o egoísmo
ainda faziam parte de sua índole. Isso prejudicaria o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa sem que houvesse
uma entidade de mediação de conflitos.
b) O texto engana-se. O homem natural de Locke jamais se sujeitaria ao contrato social, já que as liberdades individuais
do homem natural não seriam abandonadas.
c) O contrato social implicava o abandono da selvageria e da barbárie em que o homem vivia.
d) A perpetuação da paz natural que o ser humano e suas relações sociais proporcionavam no estado de natureza.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Respostas
Resposta:
d) Ideologia.
2d) Sociologia.
3d) Era o único ser vivo do planeta capaz de manter relações sociais.
4a) Que o homem, assim como os lobos, relacionavam-se em alcateias, formando uma hierarquia em que o objetivo
5d) A perpetuação da paz natural que o ser humano e suas relações sociais proporcionavam no estado de natureza.
Explicação:
As sentenças corretas são as dadas nas respectivas alternativas:
1 - c) o comportamento de intolerância para com o outro foi denominado por Summer de etnocentrismo;
2 - a) a obra de Durkheim que representa o nascimento da sociologia como ciência é "As Regras do Método Sociológico";
3 - b) para os contratualistas, o ser humano vivia em um estado de natureza anterior às organizações sociais ou políticas que temos hoje.
4 - c) com "o homem é o lobo do homem", Hobbes queria dizer que o homem é capaz de agir como predador de sua própria espécie, podendo ser cruel, vingativo e mau quando lhe fosse conveniente em seu estado de natureza.
5 - a) o homem natural para Locke, apesar de racional, não era invariavelmente “bom”. O amor próprio e o egoísmo ainda faziam parte de sua índole. Isso prejudicaria o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa sem que houvesse uma entidade de mediação de conflitos.
Contratualismo
1 -
c) etnocentrismo
A dificuldade de aceitação da diversidade cultural de sociedade para sociedade acontece porque os seres humanos tomam o seu grupo social como parâmetro de avaliação para com os outros. Dessa forma, consideram-se superiores e desdenham dos outros, que são tidos como estranhos, o que Summer denominou etnocentrismo.
2 -
a) As Regras do Método Sociológico
O livro As Regras do Método Sociológico, de Durkheim, é tido como o resultado direto do projeto próprio de Durkheim de estabelecer a sociologia como uma nova ciência social. Nesta obra, ele sugere duas teses principais, sem as quais a sociologia não poderia ser uma ciência, tendo como características a especificidade de um objeto de estudo e o método científico.
3 -
b) vivia em um estado de natureza anterior às organizações sociais ou políticas que temos hoje.
Para os contratualistas, o ser humano possuía uma forma de vida anterior à que vivemos hoje em nossas sociedades, um estado onde os mediadores das nossas ações eram os instintos e as qualidades inatas ao ser humano.
4 -
c) que o homem é capaz de agir como predador de sua própria espécie, podendo ser cruel, vingativo e mau quando lhe fosse conveniente em seu estado de natureza.
Hobbes acreditava que o homem era mau por natureza e, em nome de suas vontades, estaria disposto a comprometer o bem-estar do próximo. Dessa forma, estabeleceu-se um contrato social para mediar as relações e garantir ao homem o direito à vida.
5 -
a) o homem natural para Locke, apesar de racional, não era invariavelmente “bom”. O amor próprio e o egoísmo ainda faziam parte de sua índole. Isso prejudicaria o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa sem que houvesse uma entidade de mediação de conflitos.
O homem natural de Locke era racional por natureza, mas não invariavelmente bom, isto é, o egoísmo e a barbaridade ainda fariam parte da constituição humana, o que seria controlado pela regência de um estado maior via contrato social.
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