Respostas
Tipos de vegetação do Brasil e suas principais características.
o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.
1- Cerrado: é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.
2-caatinga: a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. ... A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.
3-A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais
4- Pantanal: Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva
5- A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono
6- Mata Atlântica; é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje.
7- Cocais: é um interespaço transicional brasileiro, uma floresta ombrófila aberta que fica entre a Floresta amazônica, o Cerrado e a Caatinga, ocupando os estados do Maranhão, Piauí, no Meio-Norte brasileiro, e também em partes do Ceará, Pará e Tocantins.