“[...] O conhecimento não tem sentido em si mesmo: deve ajudar a compreender o mundo, e a nele intervir. Assim sendo, compreendemos que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é ajudar a garantir a construção do conhecimento, a aprendizagem por parte dos alunos.” Celso Vasconcellos.
Considerando a afirmação de Celso Vasconcellos, o ato de avaliar hoje tem como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e superar a perspectiva autoritária e tradicional, o que pode ser concretizado por:
I. Uma avaliação somativa, que permite comparar os alunos e selecioná-los. A vantagem de sua utilização é que os alunos aprendem a ser competitivos, pois o mundo contemporâneo exige posturas desta natureza.
II. Uma avaliação formativa, que consiste em acompanhar de forma contínua a aprendizagem e o desenvolvimento do educando, sempre relacionando com os objetivos propostos na ação pedagógica.
III. Uma avaliação diagnóstica, que colabora para detectar em que nível se encontra o aluno, com o objetivo de constatar quais dificuldades apresenta e auxiliá-lo a superá-las.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Respostas Verdadeiras II e III
Pq a I é falsa: porque a avaliação somativa não é competitiva.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás