Respostas
Resposta:
O Paleolítico Inferior tem como ponto de partida o momento em que os hominídeos desenvolveram a habilidade de produzir ferramentas para sua sobrevivência. Os primeiros hominídeos a desenvolverem tais habilidades foram o homo habilis e o homo erectus (este conhecido também por ser o primeiro a ficar em postura ereta).
Explicação:
Entre os fósseis mais antigos já encontrados figura o Sahelanthropus tchadensis e o Ardiphitecus kabadda, este último viveu na África há 5,8 milhões de anos. Posteriormente, por volta de 4,2 milhões de anos, foi a vez do gênero australopiteco surgir e habitar a África, dividindo-se em espécies como o Australophitecus anamensis, Australophitecus afarensis, Australophitecus aethiopicus, Australophitecos boisei, Australophitecos robustus, e Australophitecos africanus.
O gênero Homo teria surgido a partir da evolução de uma das espécies de australopitecos, embora os cientistas não saibam precisar qual delas em específico. Entretanto isso teria acontecido por volta de dois milhões de anos e gradativamente o gênero Homo dominou a terra, haja vista sua melhor adaptação.
A primeira subespécie do gênero Homo foi o Homo habilis, e na sequeência Homo rudolfensis, Homo erectus, Homo ergaster, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis e por fim o Homo sapiens. Outro fato interessante é que a partir do gênero Homo percebemos a ocupação dos demais continentes.
Além disso, podemos dizer que a principal característica de diferenciação utilizada para classificar os hominídeos foi sua capacidade cerebral, haja vista que quanto maior o cérebro, maior seria a capacidade de adaptação ao meio em que viviam. Por exemplo, enquanto o Australophitecus afarensis possuía um cérebro com 420 cm³, nós, Homo sapiens possuímos um cérebro com 1400 cm³.