• Matéria: Sociologia
  • Autor: tembrunna
  • Perguntado 6 anos atrás

Já parou para pensar se você está estudando, buscando uma formação, porque você realmente gosta do que escolheu? Ou está buscando apenas uma forma de garantir o seu sustento?

Já imaginou ou se sentiu preso em um ambiente de trabalho? Talvez mais aprisionado do que quem realmente está em um presídio?

Muito comumente, as pessoas costumam buscar o trabalho como meio de sustento, e nem todos se permitem, ou podem, escolher trabalhar naquilo que mais gostam.

Então, partindo de todo contexto estudado, analise as possíveis razões criadoras de algum sentimento negativo em relação ao trabalho; sentimentos, por vezes, tão presentes na realidade do trabalhador.

Respostas

respondido por: elenmateus1
3

Resposta:

Nas empresas e instituições públicas e privadas, as normas foram se tornando cada vez mais impessoais e rígidas, limitando a criatividade do ser humano, estimulando a padronização em detrimento da diversidade e vigiando a todos em tempo real.

Exemplos:

- Normas de como utilizar o computador.

- Normas para a utilização do refeitório.

- Normas quanto a permanência na empresa.

- As câmeras que fazem a vigilância constante.

- Normas técnicas de como realizar determinada tarefa.

- Normas de como usar a sala na qual trabalha, por exemplo: não poder comer no local, não poder ter itens pessoais em sua mesa, etc.

- Normas de atraso quanto ao horário de saída e de chegada.

Enfim, são muitas as normas e regras institucionais que robotizam e limitam a criatividade humana; como se, a todo tempo, o trabalhador estivesse aprisionado – fisica e emocionalmente.

Perguntas similares