A Revolução de 1930, ponto de partida de uma nova fase da história brasileira, atingiu principalmente São Paulo, que perdeu sua tradicional hegemonia política realizada pela Política do Café com Leite. O sistema de interventorias, posto em prática pelo Governo Provisório, em nada melhorou o relacionamento deste com São Paulo. Como consequência disso ocorreu:
A) a Revolução Constitucionalista, a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder.
outras opções de alternativas na foto
Respostas
Resposta: Letra A
Explicação: Intentonas não tiveram nada há ver com SP, e MG tbm não teve participação nisso.
O fim da hegemonia de São Paulo com a Revolução de 1930 e a nomeação de interventores para os estados teve como consequência “a Revolução Constitucionalista, a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder. ” (alternativa a)
A Revolução Constitucionalista ocorreu em 1932 e após grandes enfrentamentos com o governo federal, os paulistas saíram derrotados. Mas politicamente podem ser considerados vitoriosos, pois a após a Revolução, Vargas elaborou um código eleitoral que previa e eleição de deputados para a formação de uma assembleia constituinte.
A Revolução Constitucionalista de 1932
Após a sua chegada ao poder no ano de 1930, Vargas revoga a constituição de 1891 e passa a governar sem uma constituição. Após dois anos de governo os paulistas organizam um movimento para a elaboração de uma nova constituição.
A maior motivação para a ocorrência do movimento, segundo alguns historiadores, era o interesse do estado de São Paulo em voltar para o poder.
O conflito durou cerca de dois meses. A nova constituição seria promulgada em 1934 e assim teria início o governo constitucional de Vargas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 em: https://brainly.com.br/tarefa/3410694
#SPJ3