A escalada inglesa pelo controle do mercado colonial brasileiro culminou no Tratado de Navegação e Comércio, assinado após longas negociações em fevereiro de 1810. A Coroa Portuguesa tinha pouco espaço de manobra. Ela dependia do resultado da guerra contra Napoleão (...) A tarifa a ser paga sobre as mercadorias inglesas exportadas para o Brasil foi fixada em apenas 15% de seu valor, pelo tratado de 1810. Com isso, os produtos ingleses ficaram em vantagem até com relação aos portugueses. Mesmo quando, logo depois, as duas tarifas foram igualadas, a vantagem inglesa continuou imensa.Sem proteção tarifária, as mercadorias de um país atrasado, como se tornara Portugal, não tinham condições de competir em preço e variedade com os produtos ingleses.
ATIVIDADE 03
De acordo com o texto, é correto afirmar que o acordo bilateral em questão foi assinado entre
(A) Portugal e Espanha.
(B) Portugal e Brasil.
(C) Portugal e França.
(D) Portugal e Inglaterra.
(E) Inglaterra e França.
ATIVIDADE 04
O texto refere-se à conjuntura política que permitiu aos mercadores britânicos terem acesso privilegiado ao mercado colonial brasileiro a partir de 1810. Pontue o motivo pelo qual, em semelhante conjuntura, era reduzida a capacidade de manobra da Coroa portuguesa para enfrentar as pressões inglesas pelo controle do mercado colonial.
Alguém me ajudaaaa ????
Respostas
respondido por:
54
(3 é D ) 4 O tratado de comércio entre Portugal e Britânico se constitui justamente na abertura dos portos brasileiros às nações amigas ( quebra do pacto colonial brasil-portugal) pois agora, as mercadorias inglesas poderiam entrar no brasil com baixíssimas taxas, (15%) enquanto para as taxas de produtos portugueses (16%) e de outras nações 24% favorecendo os ingleses e praticamente eliminando a concorrência.
O tratado de Aliança e Amizade, foi um tratado assinado por portugal e inglaterra, em 1810 para extinguir o tráfico negreiro.
eloiza01kely:
muito obrigada!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás