quero saber de forma resumida como o corre o ciclo de Krebs e o ciclo de Calvin e qual e a principal diferença
Respostas
Resposta:
A função do ciclo de Krebs é promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e H2O e síntese de ATP. Assim, realiza a produção de energia para a célula
O ciclo de Calvin ocorre em três etapas básicas: fixação, redução e regeneração do receptor. A seguir apresentaremos três voltas do ciclo, que é o número de voltas necessárias para que seja produzida no final uma molécula de gliceraldeído 3-fosfato (PGAL).
Fixação: Na etapa de fixação, três moléculas de dióxido de carbono entram no ciclo e são combinadas (fixadas) com três moléculas de RuBP (Ribulose 1,5-bifosfato)
Redução: Na etapa de redução, seis moléculas de PGA são reduzidas a seis moléculas de PGAL ( gliceraldeído 3-fosfato). Inicialmente, a enzima 3-fosfoglicerato quinase cataliza a transferência do fosfato da molécula de ATP (molécula que contém energia) para a molécula de PGA
Regeneração do receptor: Na última etapa do ciclo, cinco das seis moléculas de PGAL são utilizadas para regenerar três moléculas de RuBP.
DIFERENÇA:
O ciclo de Calvin é análogo ao ciclo de Krebs, tendo em vista que, ao final de cada volta do ciclo, o composto inicial é regenerado. O composto inicial (e final) do ciclo de Calvin é um açúcar de cinco carbonos, contendo dois grupos fosfatos – ribulose 1,5-bifosfato (RuBP)