O ASO é um Atestado de Saúde Ocupacional que deve ser emitido sempre que um exame médico ocupacional for realizado, qualquer que seja ele. Vale ressaltar que existem cinco tipos diferentes de exames médicos ocupacionais, sendo eles: exame admissional, exame periódico, exame demissional, exame de mudança de função e exame de retorno ao trabalho.
MANTOVANI, M. T. S. R. Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho. Maringá: UniCesumar, 2016.
Diante disso, assinale a altenativa que indica em quantas vias o ASO deve ser emitido, bem como, o local onde deve ser arquivada a primeira via dele.
Alternativas
Alternativa 1:
4 vias, sendo a primeira arquivada no INSS.
Alternativa 2:
3 vias, sendo a primeira arquivada no Ministério do Trabalho.
Alternativa 3:
5 vias, sendo a primeira via arquivada na casa do empregado.
Alternativa 4:
6 vias, sendo a primeira via arquivada na casa do empregador.
Alternativa 5:
2 vias, sendo a primeira arquivada no local de trabalho do empregado.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Para cada exame realizado, o médico emitirá em duas vias o ASO. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via.
Resposta:
Alternativa 5: 2 vias, sendo a primeira arquivada no local de trabalho do empregado.
Explicação:
Vide p. 226 do livro.
“Para cada exame ocupacional, o médico do trabalho, coordenador ou médico do trabalho indicado por ele, deve emitir um ASO em duas vias, sendo uma entregue ao colaborador com os exames complementares originais, e a outra via, juntamente, com a cópia dos exames complementares são anexadas ao prontuário médico do colaborador, ficando à disposição de uma possível fiscalização e sob a guarda do médico do trabalho, lembrando que o prontuário médico e o resultado dos exames complementares são informações confidenciais, portanto, os gestores não podem acessá-los (BENSOUSSAN; ALBIERI, 1997).”