Considerada como o "berço da civilização" e denominada de Mesopotâmia (palavra que significa "terra entre rios") pelos gregos na Antiguidade, a região pertencia ao chamado Crescente Fértil, onde surgiram as primeiras civilizações. Por sua localização na passagem do Mar Mediterrâneo para o Golfo Pérsico, e sendo de fácil acesso para a Europa, a África e a Ásia, a planície mesopotâmica era uma região muito disputada, atraindo povos de diversas origens, destacando-se os sumérios, os acádios, os amoritas (antigos babilônios), os assírios e os caldeus (novos babilônios). Dentre os povos orientais, sabe-se que os babilônicos (do Oriente Próximo) e os egípcios deram importante contribuição ao desenvolvimento da Cartografia. Disserte sobre o conhecimento geográfico entre os povos orientais. ( * Máximo 1000 caracteres )
Respostas
Resposta:
A história política da Mesopotâmia é marcada por sucessivas invasões, guerras, ascensão e declínio de diversos reinos e impérios. Notadamente, a humanidade, muito antes do que se pense, ainda que fortuitamente, já manifestava certo grau de preocupação com os conhecimentos e informações geográficas. A geografia era um conhecimento utilizado principalmente para desenhar roteiros a serem percorridos e para informar os recursos a serem explorados em um determinado lugar. Assim sendo, o homem põe em movimento as forças naturais de seu corpo, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Então, o espaço geográfico foi sendo visto como uma segunda natureza (cidades, agricultura, estradas instrumentos de trabalho e etc.). Os mapas elaborados pelo povos da antiguidade tinham a função de delimitar fronteiras, localizar água, terras férteis, rotas de comércios, entre outros. Inicialmente, havia a concepção de que a Terra tinha a forma de um disco com massa continental que flutuava na água. As primeiras civilizações da antiguidade desenvolveram atividades relacionada ao espaço natural que ocupavam. No vale dos grandes rios, como o Nilo e o Eufrates, a economia baseava-se na agricultura. Já os povos que viviam próximos ao mar, dedicavam-se à pesca, à navegação e ao comércio marítimo. Nesse sentido, os povos da antiguidade - egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus e persas - desenvolveram-se em geral às margens de grandes rios.
Explicação:
Refletindo sobre o conhecimento geográfico dos povos orientais
O conhecimento geográfico entre os povos orientais deu-se início através da busca pela sobrevivência, sendo que para conseguirem alimentos esses povos tinha que ocupar espaço, mover-se e nesse movimento foram descobrindo novos lugares.
Os povos antigos se dedicavam a caça e a guerra, sendo que a partir deste período começou a surgir os primeiros registros de lugares, através de desenhos que acabaram dando origem a mapas.
Foram os povos antigos que deram início a cartografia sendo que os babilônios que contribuíram para o aperfeiçoamento da mesma.
Uma outra forma de descoberta geográfica era através dos mares, das grandes embarcações. O detalhes da geografia fluvial foi realizado pelos egípcios e mesopotâmicos. Além disso, esses povos tiveram outras contribuições, como a astronomia e também a geometria.
Além disso, a demarcação geográfica também ocorria devido as tradições dos povos, o local onde os clãs se assentavam. A busca por lugares que pudessem ser utilizados como meio comercial, onde as plantações poderiam ocorrer, perto de grandes metrópoles.
O caminho foi longo até a consolidação da estrutura geográfica e o recurso que temos hoje em dia para nos localizarmos. A história é fundamental para conhecer a importância dos povos antigos orientais na contribuição para a nossa evolução.
Saiba mais sobre os povos orientais:https://brainly.com.br/tarefa/28003960