Respostas
Resposta:
1 - Comece agora
O primeiro passo é justamente este: não deixar para amanhã. Comece com uma avaliação da saúde financeira da sua família.
2 - Organize-se
Esta é a chave da economia doméstica. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar.
3 - Utilize planilhas
Esta é a melhor ferramenta da organização. Utilize uma planilha ou aplicativo para anotar todos os seus ganhos e gastos. Todos mesmo! Até o cafezinho deve entrar.
4 - Corte gastos
Verifique todos os seus gastos mensais e os classifique-os por importância. Assim, você saberá que os menos relevantes podem ser eliminados do seu orçamento.
5 - Pague as suas dívidas
Não há como fazer economia doméstica com dívidas. Esse é o primeiro destino do dinheiro economizado. Famílias endividadas não têm boas perspectivas financeiras para o futuro.
6 - Reserva financeira
Todas as famílias precisam de uma reserva financeira para emergências. Antes de pensar nos grandes objetivos para o seu dinheiro, é necessário separar um valor para o inesperado.
7 - Pesquise
Esta é uma das bases para a economia doméstica. Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, você deve pesquisar os preços.
8 - Peça descontos
Deixe a timidez de lado e peça descontos nas suas compras. Você pode conseguir preços muito melhores que os praticados. Isso vale para produtos e serviços.
9 - Supermercado
Seguindo estas sugestões, você pode economizar mais de 30% nas suas compras:
Faça uma lista de compras
Faça um planejamento semanal das refeições
Experimente novas marcas
Evite ir às compras com fome
Vá sozinho
10 - Energia
A conta de energia pode comprometer o seu orçamento. A boa notícia é que você e toda a sua família podem adotar medidas simples para a redução desta conta.
-Espero ter ajudado!
-Obrigado!
-5 Estrelas!
-Melhor resposta!