ATIVIDADE 2:
O Feudalismo sofreu mudanças com o renascimento comercial e urbano. O crescimento das cidades contribuiu para a diminuição do poder dos senhores feudais, o
que abalou o Feudalismo. Muitos servos fugiram para as cidades em busca de melhores
condições de vida.
A cidade de Bruges, na Bélgica, foi fundada na Idade Média e até hoje, mantém sua forma
original. Por essa razão, foi declarada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), patrimônio histórico da Humanidade.
No Brasil temos
várias cidades consideradas patrimônio histórico como: Ouro Preto e Tiradentes em Minas
Gerais, Paraty no Rio de Janeiro, Laguna em Santa Catarina, etc.
1- Escolha uma dessas cidades e conte a sua história.
Respostas
Vamos citar a cidade de Ouro preto, localizada em Minas Gerais.
Isso porque a referida cidade teve sua fundação ainda no século 17 tendo em vista o garimpo do ouro que estava basante em alta na época e atraiu diversas pessoas para tal atividade.
Veja que a cidade foi ponto de comércio durante muitos anos e concentrou boa parte da população local da época. Hoje é uma cidade histo´rica que guar dos resquícios da busca pelo ouro.
espero ter ajudado!
A cidade de Laguna, situada do estado de Santa Catarina, é considerada patrimônio histórico por ser formada partir do porto original e abrigar cerca de 600 imóveis, além dos 43 sítios arqueológicos existentes nessa região.
A história dessa cidade começa por volta de 6 mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas, sambaquis, pescadores-coletores, formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos
Laguna foi sede de muitos momentos épicos da história brasileira, como Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos - de 1835 a 1845), e foi a terceira povoação portuguesa no litoral de Santa Catarina.
A formação dessa cidade ocorreu após a longas disputas coloniais. Com o Tratado de Tordesilhas, o conflito entre as metrópoles portuguesas e espanhola, resultou na formação de uma extensa colônia. Um marco desse divisão imaginária está na cidade de Laguna e o outro estar em Belém do Pará. O Marco de divisão pode ser visto ao lado da Estação Rodoviária de Laguna.
Sua colonização ocorreu em duas etapas históricas. A primeira colonização ocorreu durante o século XVIII, percorreu a região costeira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Os portugueses de açores, nome dado aos primeiros colonizadores, procuraram habitar o local em busca da pesca e do solo produtivo.
A segunda etapa da colonização foi marcada pelo desenvolvimento econômico. Ocorreu a formação do porto, os chamados Portugueses do Continente.
Como dito anteriormente, o ponto principal do Patrimônio Histórico dessa cidade foi o Porto. Durante o século XIX, os comerciantes desfrutaram de uma boa situação econômica que possibilitou melhores condições de vida para população local. Esse período proporcionou algumas construções do centro histórico que mostra nos dias atuais a riqueza da cidade.
O Porto transformou, em 1839, a vila em uma grande cidade bastante próspera e rica.
Foi na virada século XIX para o XX, que Laguna adquiriu desenvolvimento urbano e intelectual. Com o enriquecimento da população, surgiram o Teatro Sete de setembro (1858), a tipografia do primeiro jornal (1878), o hospital (1879), o primeiro hotel na Rua da Praia, a iluminação pública a petróleo (1891), o antigo Mercado Público (1893), Biblioteca Pública e o prédio do Banco Nacional do Comércio (1925).
Para mais informações, acesse:
Sobre Feudalismo: https://brainly.com.br/tarefa/22408824#:~:text=O%20feudalismo%20foi%20uma%20forma,troca%20de%20abrigo%20e%20prote%C3%A7%C3%A3o.
Patrimônios Históricos do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/21648663