Desde 2010, não se usa mais o termo portador de deficiência, mas, sim, Pessoa com Deficiência. O Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência definiu através da Portaria 2.344, de novembro de 2010, que a forma correta para o tratamento das pessoas com necessidades especiais, por lei, deve ser Pessoa com Deficiência. No entanto, há uma série de equívocos sobre estes termos e outros relacionados à questão. Para evitar esta discrepância e alcançar o justo-meio, faz-se necessário estabelecer alguns conceitos importantes com relação a esse seguimento social: pessoa com deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Embora conste no texto constitucional, o uso do termo "portador" é incorreto. Naquela época, o legislador visava somente não utilizar palavras com conotações negativas, como surdo-mudo, retardado e outros. Entretanto, atualmente, este termo também não condiz com a realidade e, portanto, deve ser evitado.
PORQUE
II- Portador de necessidades especiais dá o sentido que a pessoa está portando sua deficiência, assim como porta com ela, por exemplo, objetos pessoais, os quais a pessoa pode deixar de carregar quando bem desejar.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é um complemento correto da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
d) As duas asserções são proposições falsas e não têm relação entre si.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra B é a correta.
Explicação:
Pois a segunda completa a primeira as tornando proposições verdadeiras
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás