1. ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA.
a) A pressão inglesa pelo fim do tráfico e a Lei Eusébio de Queirós (1850), que proibiu a entrada de escravos no Brasil, representaram um duro golpe contra a escravidão.
b) O processo que levou ao fim da escravidão no Império se iniciou antes da Lei Eusébio de Queirós e se prolongou por quase todo o século XIX. Entre os fatores que contribuíram para a Abolição cabe citar: a resistência dos próprios escravizados e o movimento abolicionista.
c) Os escravizados resistiam por meio da desobediência, da fuga e formação de quilombos, dos levantes urbanos, e da busca de liberdade para praticar suas culturas e religiões.
d) Um exemplo expressivo da resistência dos escravizados no século XIX foi o ciclo de revoltas lideradas por eles na Bahia entre 1807 e 1835. Segundo o historiador João José Reis, naqueles anos a Bahia foi palco de mais de vinte revoltas e conspirações promovidas pelos africanos e seus descendentes.
e) O abolicionismo foi um movimento social favorável à escravidão, que ganhou força na segunda metade do século XIX. Os abolicionistas divulgavam sua mensagem escravista por meio de artigos, charges, passeatas e comícios sempre muito concorridos.
Respostas
Resposta:
a resposta é letra "E"
Explicação:
o movimento abolicionista visava acabar com a escravidão no país, e na letra "E" fala exatamente o contrário disso. eles faziam forte pressão no governo para acabar com a escravidão no Brasil
É correta a alternativa E, já que o abolicionismo era o movimento político e social que era contrário à escravidão, exigindo idealmente que ela terminasse (de onde veio o nome "abolicionismo", pois defendiam a abolição da escravidão) ou, se não fosse possível ainda acabar com ela, que fossem feitas reformas em benefício dos escravizados.
Os abolicionistas divulgavam as suas ideias sim por meio de charges, artigos e passeatas políticas, e tinham sociedades e outras organizações em praticamente todas as grandes cidades brasileiras, defendendo o fim da prática desumana e imoral que era a escravidão.