Filosofia não é apenas coisa da Grécia Antiga, no século XX uma das mais importantes escolas filosóficas foi desenvolvida na Alemanha (Santander, 2020) comenta: Durante os anos da República de Weimar, na Alemanha, às vésperas da chegada de Hitler ao poder, um grupo de filósofos fundou o Instituto de Pesquisa Social na cidade de Frankfurt, dedicado principalmente ao estudo do marxismo e suas repercussões políticas e sociais.
SANTANDER, Pablo. Ciências Humanas e Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando o texto acima, a Escola de Frankfurt e seus pressupostos, avalie as afirmações abaixo.
I. Os pesquisadores e a Escola de Frankfurt se basearam na teoria crítica do marxismo.
II. O método crítico apareceu como reforço ao fascismo e ao nazismo e para consolidação do marxismo ortodoxo.
III. Foram altamente influenciados pela Filosofia crítica proposta por Kant e tinham a dialética e a contradição como propriedades intelectuais.
IV. Os trabalhos realizados pelos autores que são membros da Escola de Frankfurt podem ser considerados como abordagem multidisciplinar ao estudo e à reflexão de teorias e fenômenos sociais.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
5
Resposta: I, III e IV, apenas.
VERDADEIRA I. Os pesquisadores e a Escola de Frankfurt se basearam na teoria crítica do marxismo.
FALSA II. O método crítico apareceu como reforço (RESPOSTA) ao fascismo e ao nazismo e para consolidação (FRACASSO) do marxismo ortodoxo.
VERDADEIRA III. Foram altamente influenciados pela Filosofia crítica proposta por Kant e tinham a dialética e a contradição como propriedades intelectuais.
VERDADEIRA IV. Os trabalhos realizados pelos autores que são membros da Escola de Frankfurt podem ser considerados como abordagem multidisciplinar ao estudo e à reflexão de teorias e fenômenos sociais.
Explicação:
PÁGINAS 124,125
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás