• Matéria: Saúde
  • Autor: fofynhasabrina69
  • Perguntado 6 anos atrás

Esterilização é a destruição de todas as formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus. Da mesma forma que a desinfecção, esse processo pode ocorrer por meios físicos ou químicos e o resultado final de um processo de eliminação de microrganismos é proporcional à quantidade inicial de microrganismos, por isso é muito importante que se façam uma limpeza e uma desinfecção antes da esterilização. Marque a opção correta quanto ao processo de esterilização:
a. O principal processo químico de esterilização também é relacionado com o binômio tempo versus temperatura, porém as condições de processo são mais severas.
b. O processo de esterilização mais conhecido é a produção do leite longa vida ou UHT. Nesse processo, o leite cru é centrifugado (limpeza mecânica), a temperatura é elevada até cerca de 80 °C e mantida durante alguns segundos (desinfecção), para depois ter sua temperatura elevada a cerca de 150 °C e mantida por algumas horas para se obter a esterilização.
c. A esterilização com produtos líquidos é obtida por meio da imersão do utensílio num banho contendo o produto. Os esterilizantes mais utilizados nesse processo são o glutaraldeído a 10%, o ácido peracético a 0,9% e o peróxido de hidrogênio a 10%. São produtos semelhantes aos da desinfecção, mas o tempo de exposição é menor.
d. O produto gasoso de esterilização mais comum, muito usado em hospitais, é óxido de etileno (EtO). Ele é inflamável e carcinogênico, mas, se misturado com dióxido de carbono (8,5% de EtO e 91,5% de CO2), torna‑se seguro para trabalhar.
e. O teste menos seguro para garantir que o produto foi esterilizado é promover a cultura dos microrganismos, por tratar-se de um procedimento que leva minutos para apresentar algum resultado. Em um hospital onde se fazem milhares de esterilizações por mês, isso seria bastante viável.

RESPOSTA : d. O produto gasoso de esterilização mais comum, muito usado em hospitais, é óxido de etileno (EtO). Ele é inflamável e carcinogênico, mas, se misturado com dióxido de carbono (8,5% de EtO e 91,5% de CO 2), torna‑se seguro para trabalhar.

Respostas

respondido por: fofynhasabrina
5

Resposta:

d. O produto gasoso de esterilização mais comum, muito usado em hospitais, é óxido de etileno (EtO). Ele é inflamável e carcinogênico, mas, se misturado com dióxido de carbono (8,5% de EtO e 91,5% de CO2), torna‑se seguro para trabalhar.

Explicação:

Resposta Correta: D

Comentário: O principal processo físico de esterilização também é relacionado com o binômio tempo versus temperatura, porém as condições de processo são mais severas. O processo de esterilização mais conhecido é a produção do leite longa vida ou UHT. Nesse processo, o leite cru é centrifugado (limpeza mecânica), a temperatura é elevada até cerca de 80 °C e mantida durante alguns segundos (desinfecção), para depois ter sua temperatura elevada a cerca de 150 °C e mantida por alguns minutos para se obter a esterilização. A esterilização com produtos líquidos é obtida por meio da imersão do utensílio num banho contendo o produto. Os esterilizantes mais utilizados nesse processo são o glutaraldeído a 2%, o ácido peracético a 0,2% e o peróxido de hidrogênio a 6%. São produtos semelhantes aos da desinfecção, mas o tempo de exposição é maior. O teste mais seguro para garantir que o produto foi esterilizado é promover a cultura dos microrganismos, por tratar-se de um procedimento que leva dias para apresentar algum resultado. Em um hospital onde se fazem milhares de esterilizações por mês, isso seria inviável.

Perguntas similares