Alguém me ajuda por favor?
• Ao materializar a força de trabalho, como mercadoria, Marx define as características da sociedade capitalista. Portanto, para a mudança social, ou dialética, caberia a burguesia o papel revolucionário de mudar, não apenas os processos produtivos, mas também a organização do Estado, das forças sociais em que este Estado sustentava (QUINTANEIRO, et al, 1995, p. 90). Assim podemos afirmar que:
a. A transitoriedade do modo capitalista para uma sociedade comunista, passaria por um período ditatorial no qual os operários tomariam o poder e criariam o socialismo.
b. Somente com o desenvolvimento do capitalismo, o que geraria a penúria, a pobreza, iniciaria uma luta contrária ao sistema. Esta luta contrária, aprisionava o homem ao sofrimento capitalista e consequentemente sua exploração.
c. Não houve setor da realidade social que fugisse à perspectiva do materialismo histórico, seja no campo ideológico, científico, político, econômico, etc.; por isto a sociedade voltaria a ordem feudal.
d. Os trabalhadores estariam no controle da ideologia da classe dominante, ou seja, as ideias que eles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas ideias que o proletário espalha.
e. A burguesia deveria estar atenta aos modelos de organização dos trabalhadores. Os trabalhadores teriam a função de agir favorável ao industrial, pois seria uma das formas de assegurar seu emprego.
Respostas
d. Os trabalhadores estariam no controle da ideologia da classe dominante, ou seja, as ideias que eles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas ideias que o proletário espalha.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Para Marx a sociedade capitalista é a mais discriminatória que existe e a que mais
explora o operário, mesmo afirmando ser a forma de organização mais desenvolvida e
mais variada de todas as existentes.
Ao materializar a força de trabalho, como mercadoria define as características da
sociedade capitalista. Portanto, para a mudança social, ou dialética, caberia a burguesia
o papel revolucionário de mudar, não apenas os processos produtivos, mas também a
organização do Estado, das forças sociais em que este Estado sustentava. (Quintaneiro,
et al, 1995: 90)
A transitoriedade do modo capitalista para uma sociedade comunista, que para ele seria
a sociedade ideal, passaria por um período ditatorial no qual os operários tomariam o
poder e criariam o socialismo, mas somente com o desenvolvimento do capitalismo, o
que geraria a penúria, a pobreza, iniciaria uma luta contrária ao sistema, “libertando” o
homem do sofrimento capitalista e consequentemente sua exploração.