Explique que mudanças socioeconômicas transformam a Europa medieval e favorecem o surgimento de uma mentalidade humanista.
R:
Respostas
Com as mudanças no âmbito socioeconômico no fim da Baixa Idade Média, práticas comerciais que eram proibidas pela igreja, como o empréstimo com juros, passaram a ser praticadas, o que gerou questionamentos sobre os mandamentos religiosos empregados pela igreja. Dessa ruptura com a religiosidade, vai nascer uma cultura mais humanista, um pouco mais distante da religiosidade, visto que algumas vontades humanas foram, por séculos, impedidas pela ordem clerical.
As mudanças socioeconômicas que transformam a Europa Medieval e favorecem o surgimento de uma mentalidade humanista foram: a expansão marítima, o desenvolvimento do comércio, o surgimento de pequenas indústrias.
Humanismo
Com a decadência do Feudalismo, surgiu uma nova classe social, a burguesia.
A burguesia contribuiu para o surgimento de cidades e para a emigração do campo para a cidade.
Os burgueses, agora, concorrem com a nobreza pelo poder econômico e social.
Uma nova organização social trouxe consequências para o povo, que era comercialmente reconhecida à servidão e, portanto, não tinha nem estudo nem qualificação profissional para atender às suas exigências.
Por fim, esse foi um período de muita fome e doenças. A epidemia da peste bubônica, conhecida como Peste Negra, por exemplo, dizimou um terço da população da Europa.
Leia mais sobre humanismo em: https://brainly.com.br/tarefa/21530230
#SPJ2