• Matéria: Biologia
  • Autor: nachelle0408
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique o que é desenvolvimento direto e desenvolvimento indireto, apontando em que filos podem ser encontrados.


Por favor me respondam rápido!!!!!​

Respostas

respondido por: michellykendrya57
2

Resposta:

No desenvolvimento direto, um organismo nasce muito semelhante ao indivíduo adulto. O seu corpo não sofre modificações extremas, havendo, principalmente, o crescimento do organismo. Como exemplo de organismos com desenvolvimento direto, podemos citar as aves e os mamíferos.

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies.

Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas. Nesse caso, é possível perceber mudanças na anatomia, no habitat e até mesmo na alimentação. As mudanças que ocorrem nos organismos que apresentam desenvolvimento indireto são chamadas de metamorfose.

Explicação:

   Ametábolos: são aqueles que não sofrem metamorfose, ou seja, possuem desenvolvimento direto. Exemplo: traças.

   Hemimetábolos: são aqueles que apresentam uma metamorfose parcial, sem grandes modificações, as quais acontecem de maneira gradual. Como exemplo, podemos citar o gafanhoto. Nesse animal, observa-se a ausência de asas nos indivíduos jovens (ninfas).

   Holometábolos: são aqueles que sofrem metamorfose completa, ou seja, mudanças drásticas em seu desenvolvimento. Como exemplo, podemos citar a borboleta, que passa pela fase de ovo, larva, pupa e adulto.

Perguntas similares