Respostas
Resposta: As células animais apresentam uma estrutura organizada. Elas possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. ... No citoplasma encontramos diversas organelas, como os ribossomos, lisossomos, centríolos, mitocôndrias, etc. O núcleo celular contém o material genético, na forma de cromossomos.
espero ter ajudado.
Resposta:
As células animais são células eucarióticas as quais são encontradas nos animais (reino animalia). Lembre-se que todo ser vivo (animal ou vegetal) é constituído de células.
Enquanto as células animais formam os tecidos e órgãos dos animais, as células vegetais formam os tecidos das plantas (reino plantae) .
As células animais apresentam uma estrutura organizada. Elas possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
A célula animal é envolvida pela membrana plasmática que delimita o seu conteúdo e controla a entrada e saída de substâncias. Envolta da membrana plasmática existe o glicocálix, que confere proteção às células animais.
No citoplasma encontramos diversas organelas, como os ribossomos, lisossomos, centríolos, mitocôndrias, etc.
O núcleo celular contém o material genético, na forma de cromossomos. Como a célula animal é eucarionte, o núcleo é delimitado por membrana.
As células animais têm a função de originar tecidos e órgãos que apresentam funcionalidades complementares. Cada organela presente na célula desempenha uma função específica.
Confira as funções das principais estruturas presentes na célula animal:
Núcleo Celular: estrutura esférica onde se encontra o DNA.
Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células. Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
Membrana Plasmática: estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas celulares internas.
Citoplasma: região mais volumosa, onde se encontram o núcleo e as organelas celulares.
Ribossomos: estrutura responsável pela produção e síntese de proteínas.
Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de moléculas orgânicas.
Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.
Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular.
Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia.
Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose).
Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.
Vacúolos: responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias