Um caso bastante conhecido de epistasia dominante é a cor das galinhas. O gene C determina que as galinhas sejam coloridas e o gene c determina a cor branca. Entretanto, o gene I é epistático, diferentemente do alelo i que não possui nenhum efeito inibidor. Diante disso, marque a alternativa em que se encontra o genótipo de uma galinha BRANCA. *
) iiCC
b) IiCc
c) iicc
d) IiCC
Respostas
Resposta:Letra A
Explicação:
O alelo I é epistático e, portanto, determina a coloração branca. Nenhum genótipo com esse alelo dará origem a uma galinha com coloração colorida. Em genótipos que não apresentam o alelo epistático, porém, não se encontra o alelo C, também ocorrem galinhas brancas. Com isso, podemos concluir que apenas o genótipo iiCC é responsável por galinhas coloridas.
Resposta:
1- b) 3 pretos: 3 chocolates: 2 caramelos.
2- a) iiCC
Explicação: CLASSROOM, SONHEI COM A RESPOSTA!
1- O cruzamento do labrador preto, duplo heterozigoto (CcDd), com o labrador chocolate, ccDd (sabe-se que o cão é heterozigoto para o gene “D” porque sua mãe é caramelo, tendo apenas o alelo “d” para passar), vai resultar em:
- 3 labradores pretos -> ½ Cc x ¾ D_ = 3/8
- 3 labradores chocolates -> ½ cc x ¾ D_ = 3/8
- 2 labradores caramelos -> (½ Cc x ¼ dd = 1/8) + (½ cc x ¼ dd = 1/8) = 2/8
Portanto, a alternativa correta é a letra B.
2- O alelo I é epistático e, portanto, determina a coloração branca. Nenhum genótipo com esse alelo dará origem a uma galinha com penas coloridas. Em genótipos que não apresentam o alelo epistático, porém, não se encontra o alelo C, também ocorrem galinhas brancas. Com isso, podemos concluir que apenas o genótipo iiCC é responsável por galinhas coloridas. Sendo assim, a alternativa correta é letra A.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤