• Matéria: ENEM
  • Autor: trollagamer15
  • Perguntado 6 anos atrás

Criada em 1916 por Arthur Klix, um imigrante alemão recém-chegado ao Brasil, a Klix Joias e Relógios é o exemplo de como a tecnologia pode ajudar uma empresa a se reinventar. A loja, sediada em Joinville, Santa Catarina, recorreu às nossas plataformas (Facebook) para se manter competitiva. Atualmente, o Facebook é responsável por mais de 60% de todas as suas vendas.

Desde o início do século XX, o estabelecimento sempre funcionou no mesmo lugar, o que reforçou a tradição do negócio. Porém, com a chegada dos anos 2000, a empresa se viu diante do desafio de se modernizar, mas sem perder as características que a levaram a uma posição de destaque no comércio da região. Foi então que a nova geração de administradores da loja, os irmãos Fabio e Fabiana Klix, identificaram a necessidade de inovações nos produtos e, principalmente, na comunicação com os clientes. Neste momento, o Facebook passou a ganhar papel de protagonista.

Nos Feeds do Instagram e Facebook são publicadas fotos dos produtos, nas quais geralmente recebem comentários com perguntas de clientes sobre preços, formas de pagamento e prazos de entrega. Para melhorar a performance das vendas online, a marca lança mão de outra ferramenta muito popular no Instagram: os Stories, onde produtos são anunciados já acompanhados dos preços. Fabiana comenta que cerca de 60% dos Stories geram interação com o público – sendo que boa parte se converte em vendas.

Outro ponto importante é que a relojoaria não possui e-commerce. Então, quem se interessa por um produto publicado na Página, é direcionado ao Messenger, assim como pode enviar um Instagram Direct para concluir a compra. Em ambos os casos, a venda é efetuada por meio de transferência bancária. A Klix usa também outras ferramentas, como os chatbots no Messenger, indo ao encontro da estratégia definida por Fabiana: priorizar o bom atendimento aos consumidores.

Apesar de ter modernizado a maneira de se comunicar com o público, a Klix ainda dá grande destaque à sua tradição centenária. Recentemente, a relojoaria aderiu à moda do TBT (throwback Thursday, no qual toda quinta-feira as pessoas publicam fotos antigas). Além de aguçar a memória dos antigos clientes e de despertar a curiosidade dos novos, a prática também contribui para gerar vendas, segundo Fabiana.

Referência: Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2020

O estudo de caso apresentado acima retrata como uma empresa tradicional e centenária se reinventou por meio das comunidades virtuais. Com base nesse estudo de caso, faça o que se pede a seguir.



a) Identifique na Internet outro estudo de caso de uma empresa que se reinventou com o uso de comunidades virtuais, como por exemplo, Facebook e Instagram, e que hoje utilizam essas plataformas como principal meio de vendas. Descreva a situação inicial dessa empresa e demonstre como o uso das plataformas virtuais aumentou suas vendas. Cite a referência da internet da qual o exemplo foi identificado. (Valor: 50%)



b) Além das comunidades, Dornelas (2008) cita outros modelos de oportunidades de negócios na Internet. Descreva um desses modelos e apresente um exemplo de uma empresa que se utilizou desse tipo de modelo. Cite a referência da internet da qual o exemplo foi identificado. (Valor: 50%)

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

a) Podemos citar o banco Itaú.

Isso porque o banco existe há muito tempo e se baseava no atendimento direto ao cliente nas agências e a presença de caixas eletrônicos para saques.

Hoje a sua plataforma é basicamente toda virtual em que você pode desde contactar seu gerente até mesmo fazer financiamento de veículos, transferências, dentre outros.

b) Podemos citar os negócios feitos pelos próprios aplicativos das empresas.

Um exemplo disso, além dos bancos, são os de motoristas particulares, táxis, aluguel de imóveis para temporadas e turismo, dentre outros.

Tal modelo ainda carece de regulamentação pelos países e gera polêmicas.

espero ter ajudado!

respondido por: Rickgodinhotk5
0

dgshfgshshshshshshsjjjjjjjjjj

Perguntas similares