Qual é a origem da música, quando ela passou a ser praticada e qual a relação que ela mantinha com seu contexto?
Respostas
A palavra MÚSICA: Origem grega: musiké téchne — significa a arte das musas.
Não existem relatos científicos suficientes que possam comprovar com exatidão quando a música teve origem, mas é possível afirmar que os homens das cavernas já faziam suas próprias produções musicais. Nesse período eram usados sons criados por movimentos corporais, vocais e alguns poucos instrumentos rústicos. E daí considera-se a início da música pela humanidade.
Idade Média: a Igreja ditava todas as regras culturais, inclusive em relação a música. Na época a música “monofônica” (com uma única linha melódica) era muito ouvida nas peças. Ainda assim, o “canto gregoriano” era o mais comum.
Música Renascentista, no século XIV: artistas passaram a buscar uma música mais universal, ampla, e começaram a se distanciar da Igreja. Nesse período surgiram as músicas consideradas profanas.
Música Barroca, no século XVII: as músicas evoluíram em termos de complexidade e o conteúdo apresentado era mais elaborado e dramático que o visto anteriormente. Foi nesse período que nasceu a ópera musical.
Música Clássica: num período musicalmente muito rico surgiram as emblemáticas composições de Haydn, Mozart e Beethoven e outros lendários compositores. Surgiram também as orquestras e houve um boom nas produções instrumentais.
Século XX: este século, que presenciou avanços enormes na tecnologia, ficou marcado por uma avalanche de novas tendências e técnicas musicais, desde o Impressionismo até a Música Eletrônica. Localmente, as culturas passaram a desenvolver seus próprios estilos, e esses estilos começaram a se misturar por conta da facilidade de comunicação e constantes migrações. Além disso a tecnologia também possibilitou maior liberdade técnica e artística, de modo que os próprios músicos e artistas deixaram rótulos e regras de lado para desenvolver estilos próprios e novos.
Fonte: universidade do áudio.