• Matéria: História
  • Autor: erickmagario
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique só um desses temas!

Tema 1: Caracterize o período em que Martinho Lutero viveu
- Como é a Igreja Católica neste período? Dê exemplos.
- Quais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais estão acontecendo? - Qual a importância de Lutero neste contexto?
1

Tema 2: Explique as Reformas Protestantes e sua relação com Lutero
- O que Lutero propõem?
- Em qual contexto elas surgem?
- Quais os pontos comuns entre as reformas e o personagem de Martinho Lutero?
Tema 3: Explique as relações entre ciência e religião a partir da figura de Lutero como professor universitário
- Como Lutero lida com a sua fé e a as aulas na Universidade? Dê exemplos.
- Como Lutero questiona a Igreja Católica, mas não quer ser separado dela?
- Em quais aspectos ele se distancia dos dogmas religiosos católicos? Por quê?

Respostas

respondido por: chrisadm2015
3

Resposta:

Resposta da questão - Explique as Reformas Protestantes e sua relação com Lutero

A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos.

Explicação:

Refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;

Lutero criticou duramente a postura da Igreja Católica, sobretudo por causa de sua grande capacidade de interferência no domínio do império (do poder secular) e de problemas de cunho, a um só tempo, moral e religioso, como era o caso das vendas de indulgências. Um parte de suas críticas era direcionada, portanto, ao fato de que o poder dos reis não deveria ser cerceado pelos membros do clero. De outra parte, no terreno teológico, Lutero defendia que a salvação dependia apenas da fé do indivíduo, sem, portanto, necessitar das boas obras.

Em quais aspectos ele se distancia dos dogmas religiosos católicos? Por quê?

Um dos problemas que estavam na raiz da corrupção de parte do clero era a questão da venda de indulgência, que foi o principal alvo de Lutero.

Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências. Mas o que é indulgência? O catecismo da Igreja Católica define indulgência como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1471).

A indulgência, como se vê, é um recurso oferecido pela Igreja ao fiel que praticou algum pecado passível de absolvição ou remissão aqui na Terra. Em troca da absolvição da Igreja, o fiel deve fazer obras e penitências, como o jejum.

Ocorre que na transição da Idade Média para a Idade Moderna, tornou-se frequente o uso das indulgências como “moeda de troca” entre nobres e o clero. Muitos nobres, para estabelecer boas relações com o poder da Igreja, cediam terras ou promoviam obras diversas para Roma e, em troca, recebiam as indulgências.

Perguntas similares