Leia o trecho de uma reportagem que aborda sobre o impacto do fogo em um determinado bioma brasileiro.
'A floresta leva décadas ou centenas de anos pra se recuperar'
Pesquisadora da Universidade de Oxford, a brasileira Erika Berenguer estuda os efeitos do fogo na região amazônica. Ela ressalta que os incêndios na Floresta Amazônica não acontecem de maneira natural. "É preciso que alguém coloque o fogo. Ao contrário de outros biomas, a Amazônia não evoluiu com o fogo, e ele não faz parte da dinâmica dela", diz.
Em biomas adaptados ao fogo, existem árvores com dezenas de centímetros de casca, diz, na região amazônica as cascas têm poucos milímetros. "Isso significa que o fogo tem muito mais facilidade para levar essa árvore da Amazônia à morte."
As mortes de árvores da Amazônia representam graves consequências ao meio ambiente e colaboram para alterações climáticas. "Essas árvores são grandes armazéns de carbono. Uma grande árvore na região amazônica pode ter de três a quatro toneladas de carbono armazenado. Se ela for queimada, todo esse carbono vai para a atmosfera, contribuindo para acelerar as mudanças climáticas", diz Erika.
De acordo com o texto, em biomas adaptados ao fogo, os seres vivos conseguem sobreviver a incêndios. O bioma que ocorre no Brasil e que apresenta a vegetação com tais adaptações é
(A)
o Pampas, que apresenta, na sua maioria, de extensas planícies, com vegetação rasteira formada principalmente por gramíneas e arbustos.
(B)
o Cerrado, que possui vegetação, em sua maioria, rasteira, e as árvores são pequenas com casca grossa e galhos retorcidos, os quais dão ao bioma uma aparência de ambiente seco.
(C)
a Caatinga, que possui a vegetação predominantemente arbustiva, e as plantas apresentam várias adaptações para viver em um ambiente seco, como espinhos, raízes longas para absorver água de camadas mais profundas do solo e caules que armazenam água.
(D)
a Mata atlântica, com plantas que apresentam, geralmente, folhas largas; árvores de até 30 metros de altura e têm raízes tabulares que servem como suporte no solo pouco profundo e bastante úmido.
( Respondam sem colar )
Respostas
Resposta:
(B)
o Cerrado, que possui vegetação, em sua maioria, rasteira, e as árvores são pequenas com casca grossa e galhos retorcidos, os quais dão ao bioma uma aparência de ambiente seco.
Explicação:
"Em biomas adaptados ao fogo, existem árvores com dezenas de centímetros de casca..."
No Cerrado,as árvores possuem cascas mais grossas. Algumas sementes no Cerrado necessitam de um choque térmico para que seja efetuada a quebra de sua dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis,o fogo contribui com elas.
O fogo contribui para a germinação de sementes, pois algumas necessitam de um choque térmico para que seja efetuada a quebra de sua dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis. A rápida elevação da temperatura causa fissuras na semente, favorecendo a penetração de água e iniciando o processo de germinação.
Ele (Cerrado) apresenta uma rápida recuperação, em curto período rebrota após o fogo e diversos animais herbívoros são atraídos em busca de uma forragem nova. Algumas espécies como os Anus, Carcarás e Seriemas, seguem as queimadas, e se alimentam de insetos e répteis atingidos pelo fogo.
Espero ter ajudado.
Resposta:B cerrado
Explicação:cerrado