1)Segundo as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa um importante papel no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Entre as afirmações abaixo, encontram-se argumentos que justificam a importância da brincadeira.
I - Por meio da brincadeira, a criança satisfaz todas as suas necessidades que não podem ser satisfeitas no mundo real segundo as regras e os interesses dos adultos: ao agir “como adulto”, ela amplia suas ações e significações no mundo.
II - A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, para satisfazer seus interesses e necessidades como também para aprender conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa.
III - A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole.
IV – Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real.
De acordo com as teorias interacionistas, dentre as afirmações acima, são argumentos a favor da utilização das brincadeiras no contexto psicopedagógico apenas as seguintes afirmações:
Alternativas:
a) I e III
b) I e VI
c) II e III
d) III e IV
e) I, II e III.
2)O brincar é considerado um elemento fundamental na constituição infantil, pois:
Alternativas:
a) por meio do brinquedo as crianças podem reconstruir elementos do mundo que as cercam com novos significados, tecer novas relações, repensando e recriando os conhecimentos sobre si mesma e os outros.
b) no momento de brincar é impossível que a criança mergulhe num mundo imaginário que é só dela esquecendo os problemas cotidianos a que está sujeita.
c) as brincadeiras e os jogos são a única forma de aquisição de conhecimentos.
d) a criança não distingue o universo da brincadeira do mundo real, agindo dentro do universo lúdico inconscientemente.
e) apesar de não caracterizar-se como uma linguagem infantil, permite que a criança manifeste suas emoções, medos e fantasias.
3)O papel do psicopedagogo em relação à brincadeira é muito importante à medida em que ele promove o acesso, o enriquecimento e a utilização do repertório lúdico como ponte para entender os modos pelos quais se dá a aprendizagem. Diante das afirmativas abaixo, escolha a que NÃO está de acordo com essa colocação:
Alternativas:
a) ao abrir espaço para a brincadeira e os jogos ele demonstra conhecer e respeitar o processo de desenvolvimento infantil e os mecanismos da aprendizagem.
b) é ele quem oportuniza também o enriquecimento social e cultural das brincadeiras na vida das crianças, oferecendo um repertório lúdico diversificado para que o brincar seja promovido como linguagem de aprendizagem.
c) ele pode observar e constituir, em meio aos momentos de brincadeira das crianças, uma visão dos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, recursos afetivos e uso da linguagem.
d) cabe a ele garantir que as brincadeiras ocorram de forma diversificada, para possibilitar às crianças escolherem os temas, papeis, objetos e companheiros, estabelecer ou seguir as regras dos jogos.
e) ele deve planejar sua ação psicopedagógica em momentos específicos diferentes dos momentos lúdicos, isto é, deve organizar momentos de aprendizagem formal e outros momentos lúdicos.
4)Estudando sobre a importância do Brincar podemos afirmar que:
Alternativas:
a) Brincar é segundo plano nas atividades do cotidiano do trabalho pedagógico.
b) Brincar não significa apenas divertir-se.
c) Brincar não se constitui como
d) Brincar não é eixo fundamental para o desenvolvimento infantil.
e) Brincar não é importante para as crianças que são atendidas pelo psicopedagogo.
5)Brincadeira é coisa séria! O brincar é uma forma de expressão bem própria da infância. É o momento em que predomina a livre iniciativa e criatividade. Quanto ao brincar, é possível afirmar que:
Alternativas:
a) No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam realmente aquilo que aparentam ser.
b) A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
c) Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos específicos, limitados.
d) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade, jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc., propiciam a minimização dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
e) Brincar constitui-se em uma atividade externa das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da fantasia, sendo ilusão ou mentira.
Respostas
respondido por:
75
AV2
1 - C
2 - A
3 - E
4 - B
5 - B
1 - C
2 - A
3 - E
4 - B
5 - B
respondido por:
8
Resposta: 1C, 2A, 3E, 4B, 5B
Explicação: Conferida pelo AVA
Perguntas similares
9 anos atrás
9 anos atrás