O texto prescritivo, uma vez nos remetendo à noção de prescrever, define-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, de certa forma. Logo, trata-se de uma imposição de natureza coercitiva.
O texto injuntivo, cabe ressaltar que ele já não traz em sua essência essa natureza tão coercitiva assim, haja vista que apenas induz o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Assim, torna-se possível substituir um determinado procedimento em função de outro, como ocorre, por exemplo, com os ingredientes de uma receita culinária, os quais podem ser substituídos por outros, dependendo da escolha de que os utilizar.
Segundo as definições apresentadas, são exemplos de textos prescritivos e injuntivos, respectivamente:
a) edital de concurso público e bula de remédio.
b) livro de autoajuda e propaganda comercial.
c) manual de instrução e Constituição Federal.
d) edital de jornal e discurso político.
e) enciclopédia e guia de viagem.
Respostas
Fique tranquilo, eu resolvo.
RESOLUÇÃO SEM ENROLAÇÃO
O texto prescritivo exige que o leitor siga suas determinações e não há margem para interpretação, justamente o que se verifica na linguagem de um edital de concurso público.
O texto injuntivo visa, sobretudo, instruir o leitor, todavia sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.
A bula de remédio se enquadra na definição citada, haja vista que ela contém enunciados como “tome dois comprimidos por dia”, “conserve em local fresco e arejado” e “mantenha fora do alcance de crianças”. São instruções e precauções que podem ou não ser seguidas pelo leitor e não há intenção de persuadir.
Gabarito: Alternativa a.
Se consegui sanar sua dúvida completamente, se minha resposta foi útil de verdade, por favor marque-a como a melhor.
O edital de concurso público é um exemplo de texto prescritivo e a bula de remédio é um exemplo de texto injuntivo.