Os iluministas acreditavam que só um tirando tentaria resolver problemas sociais através da violência. Por isso, eles defendiam a educação como um grande caminho da mudança. Assim, as crianças deveriam aprender a amar a liberdade e a justiça, e teria uma sólida formação científica .
a tortura e a pena de morte seriam abolidas.as prisões visariam a reeducação do criminoso.a tolerância seria cultivada:não se perseguiria ninguém por suas próprias idéias religiosas ou políticas.
Será que essas ideias seriam válidas hoje?Será que o Brasil atual deixaria um Iluminista satisfeito?
Respostas
Podemos dizer que, estruturalmente, estas ideias são válidas no Brasil, já que a nossa Constituição proíbe a tortura e a pena de morte, também se organizando com a divisão dos poderes políticos e a defesa dos direitos individuais, princípios iluministas.
Na prática, contudo, ainda é comum que vejamos estes princípios sendo desrespeitados, em especial nas regiões mais vulneráveis da sociedade brasileira, onde a prática de tortura, execuções extra-judiciais e o desrespeito aos direitos é coisa recorrente.
É verdade que os iluministas acreditavam que apenas um tirano tentaria resolver os problemas sociais através da violência, mas ironicamente a Revolução Francesa, de inspiração e membros iluministas, guilhotinou e assassinou monarquistas.
Certamente essas ideias seriam válidas hoje, no aspecto de pregar soluções pacíficas, o diálogo, o conhecimento e a emancipação, de modo que em certos pontos sim, o Brasil atual deixaria um Iluminista satisfeito, como voto livre e democracia, mas extremamente insatisfeitos no campo competência dos políticos e sobre a corrupção generalizada.