• Matéria: História
  • Autor: delairnunesnunpd82yo
  • Perguntado 6 anos atrás

1. Qual é o regime apontado por Bolívar como ideal para a América? Por que esse regime seria melhor que o outro?

2. Para Bolívar quais eram os objetivos dos americanos ao mover uma guerra de independência e formar novos países? Justifique sua resposta com trechos do texto

Anexos:

Respostas

respondido por: isahsandrasilva
62

1. Bolívar demonstra ter preferencia pelo regime republicano. O regime republicano seria menos dependente de guerra e da expansão territorial do que a monarquia e estimular o desenvolvimento de um cenário de paz, comércios, artes etc

2. "Aqui vão minhas razões: bem compreendido o interesse  de uma republica circunscreve-se a esfera de sua preservação , prosperidade e glória"

Espero ter ajudado^^


delairnunesnunpd82yo: Obgd
guhflorencio8pel26m: vlw man
rebeca2298: brigadooooo
respondido por: nataliafransantos
14

1) Segundo o texto, Simón Bolívar aponta o regime republicano como o ideal para a América. Esta preferência ocorre porque segundo ele a república traria “paz, prosperidade e glória” para as pessoas, enquanto o regime monárquico com tendência imperialista, faria o oposto.  

Simón Bolivar estudou na Europa e teve acesso as ideias iluministas que defendiam que através da razão seria possível superar os ideais absolutistas presentes na América.  

2) Os americanos ao promoverem guerras de independência e formar outros países, tentavam se libertar do regime monárquico que impunha seus domínios e ordens aos habitantes da América.

Com a adoção de um regime republicano pautado na lei, haveria a garantia de direitos para os povos da região,  através de uma constituição republicana.  

Esta opinião pode ser explicada pelas passagens:

“(...) bem compreendido o interesse de uma república circunscreve-se à esfera de sua preservação, prosperidade e glória. Não exercendo a liberdade com o sentido imperialista, porque é precisamente o seu oposto, nenhum estímulo excita os republicanos a estenderem os termos de sua nação em detrimento do próprio meio, visando , unicamente, a se tornar vizinho partícipes de uma Constituição Liberal. (...) ”

Segundo o texto um estado muito grande levaria à decadência e ao despotismo, como foi o caso de Roma.  A vontade do rei seria a de estender seus domínios à vários territórios causando assim, guerras e conquistas.

Simón Bolívar acreditava que a América não poderia ficar nas mãos de uma única Coroa, porque era uma região com diferentes povos e culturas.

Apesar de pertencer a elite criolla, ele defendia o fim da escravidão presente na América e que os homens tinham o direito de lutar para se libertar do absolutismo monárquico.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/9437841

Anexos:
Perguntas similares