• Matéria: ENEM
  • Autor: leifercris
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais os efeitos da estimulação simpática e parassimpática no coração?

Respostas

respondido por: Luukcas
13

Resposta:

estimulação dos nervos parassimpáticos causa os seguintes efeitos sobre o coração: (1) diminuição da frequência dos batimentos cardíacos; (2) diminuição da força de contração do músculo atrial; (3) diminuição na velocidade de condução dos impulsos através do nódulo AV (átrio-ventricular) , aumentando o período de retardo entre a contração atrial e a ventricular; e (4) diminuição do fluxo sanguíneo através dos vasos coronários que mantêm a nutrição do próprio músculo cardíaco.

Todos esses efeitos podem ser resumidos, dizendo-se que a estimulação parassimpática diminui todas as atividades do coração. Usualmente, a função cardíaca é reduzida pelo parassimpático durante o período de repouso, juntamente com o restante do corpo. Isso talvez ajude a preservar os recursos do coração, pois durante os períodos de repouso, indubitavelmente há um menor desgaste do órgão.

Estimulacao simpatica (1) aumento da frequência cardíaca, (2) aumento da força de contração, e (3) aumento do fluxo sanguíneo através dos vasos coronários visando a suprir o aumento da nutrição do músculo cardíaco. Esses efeitos podem ser resumidos, dizendo-se que a estimulação simpática aumenta a atividade cardíaca como bomba, algumas vezes aumentando a capacidade de bombear sangue em até 100 por cento. Esse efeito é necessário quando um indivíduo é submetido a situações de estresse, tais como exercício, doença, calor excessivo, ou outras condições que exigem um rápido fluxo sanguíneo através do sistema circulatório. Por conseguinte, os efeitos simpáticos sobre o coração constituem o mecanismo de auxílio utilizado numa emergência, tornando mais forte o batimento cardíaco quando necessário.

Explicação:

respondido por: marigiorgiani
1

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) subdivide-se em SNA simpático e SNA parassimpático. A porção simpática assume os controles metabólicos em momentos de tensão, adrenalina e estresse, que costumam estar associados à estratégia de sobrevivência animal - o chamado "Fight or flight" ou "luta e fuga". Já a porção parassimpática predomina em situações de normalidade e relaxamento.

No coração, a estimulação simpática promove taquicardia e força contrátil (inotropismo), enquanto a parassimpática promove a bradicardia e redução da força contrátil.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/16903741

Anexos:
Perguntas similares