A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevalentes de infecções relacionadas à assistência à saúde de grande potencial preventivo, visto que a maioria está ligada à cateterização vesical. O diagnóstico clínico precoce, associado aos exames complementares qualitativo e quantitativo de urina e urocultura, fornece evidência para uma adequada terapêutica.
Considerando o quadro acima apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Os pacientes cateterizados podem apresentar baixos níveis de bacteriúria assintomática, mesmo na ausência de antibioticoterapia;
II. A bactéria E. coli é a principal bactéria encontrada na urocultura, porém vários outros bacilos gram negativos, inclusive Pseudomonas spp, Enterococcus spp, Staphylococcus spp e Candida spp, são comumente encontrados na ITU associada à cateterização urinária;
III. O exame da urocultura pode dar falso negativo se o paciente tiver um pH urinário muito ácido, abaixo de 6, ou se ele estiver tomando diurético.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas
b. II, apenas
c. I e II, apenas
d. II e III, apenas
e. I, II e III
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
(D)
Explicação:
Por eliminação, pois o paciente cateterizado tem grandes chances de apresentar bacteriuria; E o exame de urocultura pode dar falso negativo em pH urinario abaixo de 6.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás