A Conservação do Momento Linear de um sistema de partículas, numa colisão, se refere ao Momento Linear Total (somamos os vetores momento linear de todas as partículas antes da colisão e verificamos que o momento linear total de todas as mesmas partículas, após a colisão, é o mesmo). A partir desta lei, pode-se prever a direção de algumas partículas que são espalhadas pela colisão, bem como as suas velocidades. Entretanto, se a velocidade das partículas for próxima à velocidade da luz:
Escolha uma:
a. O conceito de momento linear deve ser redefinido como momento relativístico com grande aplicação em aceleradores de partículas.
b. O conceito de momento linear não precisa ser redefinido para essas condições, pois não há variação de massa da partícula.
c. O conceito de momento linear deve ser redefinido para momento relativístico, porém suas consequências são irrelevantes.
d. O conceito de momento linear não precisa ser redefinido para essas condições, pois as variações de tempo são desprezíveis.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
a.
explicação:
- b. À velocidades próximas da luz, fenômenos como a dilatação da massa são observados, por conta deste fato o momento linear de uma partícula exposta a está situação não será o mesmo ao final do experimento .
- c. As consequências de um possível aumento da massa é percebida ao tentar colocar uma partícula qualquer à velocidade da luz, como ocorre nos aceleradores de partículas. Não será possível alcançar tal feito pois seria demandada uma quantidade infinita de energia.
- d. As variações de tempo não são desprezíveis, pois com a velocidade próxima à da luz o tempo sofre uma dada dilatação, o que pode alterar significativamente o experimento.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás