Leia este texto motivador para a questão proposta.
Algumas atividades econômicas desenvolvidas ao longo da história brasileira, como a cana-de-açúcar e o café, destruíram grande parte das matas brasileiras, principalmente da Mata Atlântica. As conseqüências dessas atividades são sentidas desde séculos anteriores, como é o caso da necessidade do reflorestamento do maciço da Tijuca no Rio de Janeiro, realizado entre os anos de 1862 e 1867. Com isso, realizou-se um dos primeiros projetos ambientalistas do Brasil, o qual decorreu da necessidade de abastecimento de água no Rio de Janeiro.
Mesmo após a proclamação da República, sinônimo de modernidade na época, a economia brasileira continuou focada no café, que destruía imensas áreas de mata, prejudicava o solo e secava os rios.
A partir das informações anteriores e com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Na segunda metade do século XIX, a literatura, através de autores como José de Alencar e Gonçalves Dias, ressaltou a natureza paradisíaca do País. Ao mesmo tempo, desenvolvia-se a cafeicultura, causadora de problemas ambientais.
( ) Após a adoção da República, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu provisoriamente o posto de presidente; no entanto, através de um golpe de Estado, impediu a realização de eleições e permaneceu no poder por uma década.
( ) Durante a República Velha, a oligarquia rural controlou a política nacional através da chamada política do café-com-leite. Nesse período, era comum a realização de eleições fraudulentas.
( ) Nas primeiras décadas do século XX, a cidade do Rio de Janeiro foi urbanizada e saneada, as populações carentes foram expulsas do centro da cidade e passaram a habitar os morros cariocas, destruindo as florestas de coníferas existentes na região.
A seqüência correta é:
V - F - V - V.
V - F - F - V.
F - V - F - V .
V - F - V - F.
F - V - V - F.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
V - F - F - V
Explicação:
n
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás